Hospital São Mateus é o primeiro do Brasil a receber a certificação Covid-Free

O Hospital São Mateus, em Cuiabá, é o primeiro do Brasil a receber a certificação Covid-Free. Isso significa que a unidade está preparada para receber todos os pacientes, que não estejam infectados pelo novo coronavírus, de forma segura e sem oferecer riscos de exposição ao vírus. A certificação foi concedida pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), que divulgou o resultado nesta quinta-feira (24).
O médico Jonathan dos Santos Feroldi e Souza, coordenador médico de setor de qualidade do hospital, destaca que o reconhecimento é um marco importante para Mato Grosso. “A certificação atesta a qualidade do nosso atendimento e a atenção especial que o Hospital São Mateus dedica a atender a todos os pacientes, tanto os que possuem sinais e sintomas que levem a suspeita de covid, quanto aqueles que necessitam do atendimento hospitalar por outros motivos e precisam estar em um ambiente seguro para evitar contaminação intra-hospitalar”.
Para conquistar a certificação, o Hospital São Mateus passou a seguir os manuais de boas práticas do IBES. Além das regras comuns a todos, como uso de máscaras, equipamentos de proteção individual, disponibilização de álcool 70% e locais para higienização das mãos, o Hospital também designou setores específicos para atender os pacientes com covid confirmada ou com suspeita clínica.
Desde a recepção até o tratamento intensivo, todos os procedimentos que ocorrem dentro do hospital seguem rigorosos protocolos de segurança e proteção contra o vírus. Dos 700 colaboradores do Hospital, 100 atuam diretamente no serviço de linha de frente na unidade que recebe pacientes com suspeita de coronavírus e 70 profissionais cuidam especificamente dos setores covid. Todos os demais profissionais estão envolvidos em zonas “covid-free” protegidas pelas boas práticas e fluxos seguros.
“Sendo o primeiro hospital do Brasil a receber a Certificação Covid-Free, o São Mateus é reconhecido nacionalmente pelo seu compromisso com a qualidade no atendimento hospitalar e ambulatorial, em diversas especialidades e sempre atento às necessidades dos nossos pacientes”, pontua Jonathan.

Quer saber mais sobre como a Certificação em Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus, COVID FREE, pode ajudar o seu negócio? Clique aqui!



Deixe uma resposta