Enfermeiros podem atuar em Acupuntura, afirma Cofen

Em um julgamento na segunda-feira, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) garantiu a participação de enfermeiros especializados na acupuntura.

A acupuntura é o ramo da medicina chinesa tradicional que consiste em introduzir agulhas metálicas em pontos precisos do corpo de um paciente, para tratar de diferentes doenças ou provocar efeito anestésico.

Desde 2001, a prática era considerada exclusiva para médicos devido a uma ação judicial do Conselho Federal de Medicina (CFM). Contudo, a partir do dia 7 de agosto de 2018 a decisão está anulada.

 

Leia também: O que são os Selos da Qualidade da Formação e Assistência de Enfermagem do Cofen

 

A sentença ocorreu no Tribunal Regional da 1ª Região onde o Cofen mencionou a Lei nº 12.842/13, a qual discorre sobre o exercício da medicina, e enfatizou o fato da legislação explicitar quais são e quais não são as competências exclusivas de médicos, sendo a Acupuntura uma atividade não privativa.

A decisão pela vitória do Cofen foi unânime, em que o juiz entendeu não haver impedimentos constitucionais ou legais para que enfermeiros pratiquem a acupuntura.

Participe do curso Como implementar um Escritório da Qualidade em Organizações de Saúde que acontecerá no dia 9 de novembro de 2018 em São Paulo. Inscreva-se pelo link:

http://www.ibes.med.br/cursos/como-implementar-um-escritorio-da-qualidade-em-organizacoes-de-saude/  (vagas limitadas)


Confira também o episódio do canal em que Aléxia Costa comenta a relação entre médicos e recém-formados:

 

Referência:

Conselho Federal de Enfermagem. Vitória do Cofen devolve o direito de enfermeiros fazerem acupuntura. 2018.



Deixe uma resposta