[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Os erros de medicamentos têm recebido grande atenção nas últimas décadas por aumentarem incidentes e eventos adversos institucionais totalmente preveníveis. Dessa forma, tornou-se uma preocupação global a tentativa de reduzi-los a fim de promover um cuidado mais seguro.

Vários estudos sobre este assunto foram colocados em prática e percebeu-se, de forma geral, que a implementação de tecnologias automatizadas nos processos de medicação são importantes ferramentas para diminuir as taxas de erros medicamentosos.

De forma aprofundada, a tecnologia permite reduzir erros ao:

  • Reduzir os erros das próprias tarefas do processo;
  • Implementar um registro eletrônico integrado ao prontuário;
  • Integrar uma máquina distribuidora de medicamentos aos profissionais da assistêencia;
  • Implementar um sistema de medicação em circuito fechado.

 

Confira também: 9 Práticas para prevenção de erros na administração de medicamentos

 

A tecnologia é capaz de auxiliar os profissionais de saúde no trabalho diário, automatizando os processos e permitindo maior tempo para que aqueles devotem a atividade junto ao paciente. Alguns hospitais brasileiros já iniciaram a implementação desta form automatizada de dispensação, com bons resultados.

Um recente artigo dinamarquês (Complex automated medication systems reduce medication administration errors in a Danish acute medical unit), publicado no International Journal for Quality in Health Care, consolidou esses bons resultados.

Reduzir erros médicos é aumentar a segurança do paciente e com ela a satisfação do mesmo. Garantir o bem-estar dos pacientes deve ser tratado como prioridade e compromisso institucional.

 

Conheça formas de monitorar os erros medicamentos no nosso curso de “Gerenciamento de Riscos e Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente”, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de setembro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE:

http://www.ibes.med.br/cursos/gerenciamento-de-riscos-e-implantacao-do-nucleo-de-seguranca-do-paciente-sao-paulo-sp/


Confira mais sobre o assunto no vídeo abaixo:

 

Referência:

Bettina Wulff Risør; Marianne Lisby; Jan Sørensen. Complex automated medication systems reduce medication administration errors in a Danish acute medical unit. International Journal for Quality in Health Care. 2018.

 



Deixe um comentário