Curso Gestão de Indicadores para a Excelência do Desempenho ocorreu em São Paulo

O Curso Gestão de Indicadores para Excelência do Desempenho ocorreu no dia 30 de maio em São Paulo.

O evento contou com a participação de médicos, diretores, enfermeiros, gestores e demais profissionais da área de saúde e tratou sobre a importância da medição periódica e consistente dos indicadores, a fim de melhorar o serviço prestado.

Ministrado pelo Avaliador e Palestrante do IBES, o Administrador Fernando Rinaldo, o curso abordou o seguintes tópicos:

● Conceitos e Definições
● Gestão por Indicadores
● Sistema de Medição de Desempenho
● Classificação e Estrutura dos Indicadores
● Análise Crítica dos Dados

Depoimentos

Fernando contou o objetivo do curso: “se aprofundar nos dados colhidos a fim de ter informações fidedignas para tomar boas decisões”.

Para isso utiliza uma metodologia dinâmica que contempla analogias, correlações entre processos, exercícios e exemplos práticos.

Ele explica que tem um compromisso com si próprio em repassar tudo o que viveu e aprendeu para as pessoas de maneira clara e transparente: “Eu não me sinto um professor, eu me sinto um colega de trabalho numa reunião entre amigos, compartilhando experiências de vida”.

Elieser Amós, enfermeiro da qualidade do Hospital Geral de Carapicuíba, destacou esta abordagem. Participando do seu terceiro curso promovido pelo IBES, ele enfatizou a importância do tema: “Hoje toda a instituição precisa de uma boa gestão de indicadores para saber em qual direção ir”.

A analista de qualidade da Unimed do Brasil, Paula Sanches, confessou ter ficado receosa em ser mais um curso “que a gente acha na internet”, mas afirmou que estava sendo muito profundo e valioso: “Além de colocar o assunto na realidade da área de saúde, ele traz técnicas para implantar essa gestão de indicadores em diferentes tipos de organizações”.

Mauro Júnior, médico neonatologista em Itapevi comemorou: “Enquanto o Fernando falava, eu fazia várias anotações e surgiram várias ideias para eu aplicar na instituição”.

Tal empolgação, também foi passada pela Eliana Fentúcia, colaboradora de uma Clínica em Diagnóstico por Imagem, que aproveitou o intervalo para se inscrever no Curso de Mapeamento e Gerenciamento de Processos do IBES, que ocorrerá no dia 20 de agosto.

A profissional contou que a organização em que atua passou pelo processo de Acreditação em novembro do ano passado, sendo acreditada no nível 1.

“No Diagnóstico, nossos indicadores estavam deficitários, então eu quis me atualizar, ter mais subsídios para melhorar minha análise para a próxima revisita”. E acrescentou “e quem sabe subir de nível”.

Para a instituição crescer é preciso estar disposto, permitir-se. Encerro assim com uma frase para reflexão de Fernando Rinaldi “A gente gosta de mudança, mas não gosta de ser mudado”.

 

Faça como a Eliana e se inscreva no Curso Mapeamento e Gerenciamento de Processos do IBES no dia 20 de agosto em São Paulo pelo link:
http://www.ibes.med.br/cursos/mapeamento-e-gerenciamento-de-processos-sao-paulo-sp/ (vagas limitadas)

 

 



Deixe uma resposta