[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

cirurgia segura
A Anvisa publicou a NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES No 04/2017 sobre Práticas seguras para prevenção de retenção não intencional de objetos após realização de procedimento cirúrgico em serviços de saúde.
A nota técnica ressalta a importância do Protocolo de Cirurgia Segura e aborda boas práticas para antes, durante e depois da cirurgia. A primeira parte concluí com a lista de verificação cirúrgica.
 
Leia também: Qual a importância do Protocolo de Cirurgia Segura?
 
Na segunda parte a nota aborda as medidas de segurança que são imprescindíveis para garantir a qualidade da assistência prestada ao paciente cirúrgico no ato operatório focando nas medidas específicas para prevenção da retenção de objetos após procedimentos cirúrgicos em serviços de saúde.
 
Leia também: Conheça as ações para prevenção de Infecção Cirúrgica
 
Segundo o guia algumas das principais atividades devem ser desempenhadas antes do início da realização de procedimentos cirúrgicos:

  • Checar se não há objetos abertos e contáveis de procedimentos anteriores.
  • Utilizar um método contábil consistente.
  • Registrar em um local específico a contagem dos objetos abertos oferecidos na mesa cirúrgica.
  • O instrumentador ou assistente cirúrgico deve contar todos os itens que compõem a mesa cirúrgica e que são passíveis de retenção na cavidade.

 
Leia também: Como prevenir danos cirúrgicos?
 
O guia também contempla uma série de materiais educativos produzidos pela Anvisa que ficam disponíveis para download.
Para realizar o download do guia completo, basta entrar no link http://www.ibes.med.br/artigos/ e selecionar o item 51 NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES No 04/2017
Você pode acompanhar mais dicas de cirurgia segura no Canal de Excelência em Saúde do Youtube.
No vídeo CEES #138 – Excelência em Saúde ao vivo – Cirurgia Segura, nossa diretora Alexia Costa esclarece práticas de cirurgia segura. Clique na imagem abaixo e assista.
cess ao vivo
Fonte: ANVISA
 
banner-site-Auditores-internos