Brasil é o novo integrante da equipe internacional de emergência em saúde da OMS

O Brasil está capacitando uma equipe de especialistas para fazer parte das Equipes Médicas de Emergência (EMT) da Organização Mundial da Saúde. Essa iniciativa ajuda organizações e Estados membros a capacitar e fortalecer sistemas de saúde, coordenando o envio de profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, paramédicos) para prestar atendimento clínico direto a populações afetadas por emergências e desastres em outros países ou mesmo dentro do próprio território.

 

QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA

 

Atualmente, instituições governamentais e não governamentais de dez países integram a Iniciativa: Alemanha, Austrália, China, Costa Rica, Equador, Israel, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Rússia.

Equipes Médicas de Emergência

As EMT podem ser tanto estatais (civis e militares) como de organizações não governamentais, e sua resposta pode ser nacional ou internacional. Tradicionalmente, o foco dessas equipes tem sido o manejo do trauma e a atenção cirúrgica. Porém, a resposta à emergência do ebola demonstrou o valor de tais equipes também em outros contextos, como surtos, epidemias e outras emergências complexas.

As EMT podem ser tipo 1 (atenção ambulatorial de emergência), 2 (atenção cirúrgica de emergência de nível hospitalar), 3 (atenção hospitalar de referência) e células adicionais de atenção especializada.

 

Participe do II Fórum Práticas de Excelência para Segurança do Paciente! O evento ocorrerá nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo

www.foruminternacionalibes.com.br (vagas limitadas)

Confira no Canal de Excelência em Saúde!

O objetivo deste estudo foi avaliar as mudanças na cultura organizacional em organizações de saúde piloto que implementaram um programa de acreditação na Hungria, com foco em aumentar a segurança, eficiência e eficácia dos cuidados e otimizar a sua operação organizacional.

 

Participe do próximo VI Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS Versão 2018

Inscreva-se já!

 

Fonte: OPAS/OMS