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Um estudo publicado pela BMJ Journals avaliou pontos em comum entre instituições que não conseguiam melhorar a qualidade. A pesquisa se baseou em 33 artigos e identificou 5 características que dificultam a melhoria dos serviços:

  1. Cultura organizacional pobre (organização limitada, não colaborativa, hierárquica, com liderança desconectada).
  2. Estrutura inadequada (melhoria limitada da qualidade, da equipe, da informação tecnológica ou dos recursos).
  3. Falta de uma missão coesa (objetivos que conflituam com outros objetivos, má definição e promoção de mediocridade.
  4. Choques de sistemas (eventos como mudança da liderança, novos sistemas eletrônicos ou escândalos organizacionais).
  5. Relações externas disfuncionais com outros hospitais, partes interessadas, ou órgãos sociais.

 

 

 

 

Leia também: Conheça os programas de incentivo a Acreditação oferecidos pelo IBES e seus parceiros

 

 

Identificando estes problemas, a instituição pode promover mudanças efetivas e diretas a fim de aprimorar o cuidado e promover o bem estar da população.

 

A Acreditação é um processo de apoio à melhoria da qualidade das organizações de saúde. Garanta a sua vaga no Curso “VI Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS Versão 2018”, que ocorrerá no dia 10 de agosto em São Paulo/SP. INSCREVA-SE: http://www.ibes.med.br/cursos/vi-curso-de-atualizacao-tecnico-cientifica-sobre-o-manual-ona-opss-versao-2018-sao-paulo-sp/

Conheça a Estratégia da Acreditação para a Sustentabilidade das Organizações de Saúde no vídeo a seguir:

 

Referência:

Valerie M Vaughn, Sanjay Saint, Sarah L Krein. Characteristics of healthcare organisations struggling to improve quality: results from a systematic review of qualitative studies. BMJ Journals. 2018.



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