4 Principais Resultados relacionados ao processo de Acreditação ACSA na Espanha

A acreditação em saúde busca promover a mudança organizacional nas organizações de saúde a partir de uma abordagem que valorize o nível de progresso alcançado por meio de uma estrutura de referência validada (no caso, a metodologia de acreditação).
O objetivo deste estudo publicado na Espanha, foi analisar o papel desempenhado pelo processo de acreditação por meio da experiência percebida pelos profissionais de saúde durante o processo de autoavaliação e avaliação externa, levando em consideração três dimensões da análise:
foco no paciente, organização interna e liderança e impacto sobre os aspectos clínicos dos cuidados de saúde.

Entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com informantes-chave das unidades de gestão clínica (UGC) do Sistema de Saúde da Andaluzia (Espanha). Tais informantes-chave em cada UMC foram o líder clínico, o chefe de enfermagem e dois profissionais de saúde (médicos e enfermeiros). Foi utilizado um protocolo de pesquisa qualitativa para a realização das entrevistas semiestruturadas (n = 52) com médicos e enfermeiros, a fim de analisar sua experiência com o processo de acreditação.

A análise identificou quatro resultados principais relacionados ao processo de acreditação percebido pelos profissionais:
Uma conceituação de benchmarking do processo;
melhorias no atendimento centrado no paciente, qualidade dos registros clínicos e cultura organizacional das unidades;
melhoria da cultura de segurança do paciente;
Como desfechos negativos, uma leve percepção de burocratização e padronização da prática clínica.

Conclusões

A iniciativa descrita do processo de acreditação na Andaluzia (Espanha) é amplamente percebida como positiva pelos profissionais de saúde, pois promove a mudança organizacional, embora também tenha um efeito de burocratização ligeiramente negativo na prática clínica.

FONTE: J.A.Carrasco-PeraltaaM.Herrera-UsagrebV.Reyes-AlcázaraA.Torres-Olivera. Healthcare accreditation as trigger of organisational change: The view of professionals. Journal of Healthcare Quality Research. Volume 34, Issue 2, March–April 2019, Pages 59-65

 

Quer saber mais sobre Acreditação ACSA? Então clique aqui e acesse.

 



Deixe uma resposta