UNIMED Regional de Maringá é recertificada com o Nível 2 da ONA

Na década de 1980 os brasileiros pouco sabiam sobre o funcionamento de uma cooperativa. No ramo médico, o sistema cooperativista havia sido utilizado pela primeira vez no final dos anos 1960. A novidade encontrava dificuldades para se instalar de fato, mas já tinha despertado o interesse de alguns, que se tornaram, naquela época, os responsáveis pelo surgimento de cooperativas de diversos ramos em várias regiões do Brasil.

Um desses interessados foi Constâncio Pereira Dias, presidente da então Cooperativa de Cafeicultores de Maringá (Cocamar). Dias, um cooperativista entusiasmado, procurou despertar a atenção de alguns médicos amigos para o modelo de negócio, que segundo ele, seria uma interessante novidade. Desta forma, os médicos Nélson Couto de Rezende e José Carlos Fernandes foram até Londrina para ver de perto como funcionava a bem falada Unimed. Após a visita os dois médicos voltaram para Maringá empolgados e convencidos a fundar a Unimed na cidade. Em poucas semanas a proposta recebeu o apoio de dezenas de profissionais.

O calendário marcava dia 5 de agosto de 1982. Na sede da Sociedade Médica de Maringá (SMM), localizada nas salas 801 e 802 do 8º andar do Edifício Atalaia, na rua Joubert de Carvalho, 623, 40 médicos estavam reunidos para discutir a criação de uma cooperativa que prestasse serviços profissionais de saúde para a população maringaense.

A ideia cooperativista foi levada adiante pelos médicos presentes que, ali mesmo, criaram e aprovaram o estatuto social. Desta forma, nascia a Unimed Maringá, que teve como primeiro endereço um pequeno espaço onde funcionava a própria sede da Sociedade Médica de Maringá, no mesmo edifício Atalaia. Após o pagamento da primeira mensalidade, realizada pelo Banco Nacional, o primeiro cliente, a diretoria encorajou-se a alugar uma pequena sala na Avenida Parigot de Souza, quase esquina com a Avenida Brasil, para ser a nova sede.

Na assembleia de instalação da cooperativa o médico anestesista Nélson Couto de Rezende foi eleito o primeiro presidente, sendo reeleito para o segundo e terceiro mandato, posteriormente. Na oportunidade os cooperados também escolheram os primeiros Conselhos de Administração e Fiscal.

UNIMED LOGO

Confira os pontos fortes que destacaram a instituição durante o processo de avaliação e certificação:

  • Integração e atuação do setor de infraestrutura e obras.
  • Ampliação da estrutura física e ambiência.
  • Selo Ouro do Sistema Unimed.
  • Parceria junto a Fundação Dom Cabral.
  • Inserção de inovação e tecnologia como apoio para o desenvolvimento e interação na assistência (Aplicativo Oncologia).
  • Ações de reciclagem com foco na sustentabilidade (Campanha de recolhimento de carteiras).
  • Ações sociais e de humanização como: Projeto Jeito de Cuidar; Projeto Gentileza de Um, limpeza de todos; Projeto Fé e Saúde. Esquadrão da Qualidade.

Conheça mais sobre a instituição no site:  https://www.unimed.coop.br/web/maringa



Deixe um comentário