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Segurança do Paciente nos serviços de ambulância

A base de evidências para a segurança do paciente em serviços de ambulância está aquém daquela de outros setores de saúde

O papel clínico do serviço de ambulância mudou dramaticamente nas últimas décadas. A década de 1980 assistiu à introdução generalizada de paramédicos, em diversos países, e à possibilidade de realizar intervenções que salvam vidas. A década de 1990 assistiu a equipamentos mais sofisticados e ao desenvolvimento de diretrizes clínicas internacionais, com tratamentos a expandir-se para cobrir muitas doenças, para além de situações de risco imediato de vida. Na década de 2000, o trabalho avançou nos serviços de ambulância que realizam cuidados definitivos, dando alta aos pacientes apenas após aconselhamento telefônico ou após contato presencial.

Ao longo deste tempo, desenvolveram-se funções mais especializadas, exigindo competências avançadas para indivíduos específicos. Tudo isto foi acompanhado por um aumento contínuo no número de chamadas e incidentes individuais. Todos esses fatores aumentam os riscos potenciais de eventos adversos (EAs) no atendimento de ambulância à medida que tratamentos e procedimentos mais complexos são realizados.

 

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Os custos dos EAs no contexto dos cuidados de saúde são consideráveis, tanto a nível pessoal como institucional. A maior parte da informação e da investigação sobre a segurança do paciente baseia-se em dados hospitalares, alguns deles nos cuidados primários, mas pouco se sabe sobre a segurança do paciente em serviços de ambulância nos quais o ambiente, o pessoal e as condições observadas podem significar que os EAs podem ser diferentes.

Uma revisão retrospectiva dos registos médicos em dois hospitais do Reino Unido estimou que 1 em cada 10 pacientes sofre um EAs, sendo que 50% de tais eventos poderiam ter sido potencialmente evitáveis se tivessem sido aprendidas lições de incidentes anteriores. Apesar do crescente conjunto de evidências que informam sobre a ocorrência de EAs em hospitais, faltam dados correspondentes que informem sobre a segurança do paciente ao utilizar serviços de ambulância.

A publicação de dois relatórios seminais To Err is Human: Building a Safer Health System e An Organization with a Memory há 20 anos destacou a necessidade urgente de estudar e compreender sistematicamente a extensão e a natureza dos danos a que os pacientes estão expostos na saúde- configurações de cuidado. Esses relatórios levaram ao início de estudos para quantificar a incidência de danos, predominantemente em cuidados hospitalares e pesquisas qualitativas para identificar os mecanismos de falha que resultam em danos ao paciente.

 

 

A investigação mostrou que as atitudes e pressupostos subjacentes relativos à segurança nos ambientes de cuidados de saúde são um sério obstáculo à implementação de melhorias sustentáveis. A capacidade de quantificar a cultura de segurança (ou seja, atitudes relacionadas com a segurança, valores e crenças do pessoal) de uma organização, e depois desenvolver uma cultura de segurança orientada para sistemas, tornou-se um objetivo importante. O foco crescente nas intervenções de segurança levou à publicação de um crescente corpo de literatura que descreve intervenções e tentativas de quantificar os benefícios para os pacientes. Existe obviamente um risco quando se introduzem estas intervenções nos serviços de ambulância sem primeiro fazer um diagnóstico das questões de segurança.

A segurança do paciente foi incorporada na agenda do ambiente hospitalar; no entanto, há poucas evidências documentadas sobre como os serviços de ambulância identificam problemas ou avaliam o impacto dos EAs. Uma revisão preliminar da literatura publicada relativa à segurança do paciente em serviços de ambulância mostrou que a base de evidências para a segurança do paciente em serviços de ambulância está aquém daquela de outros setores de saúde; além disso, não existe uma revisão sistemática de evidências que orientem as políticas, a prestação de serviços e a investigação futura.

Uma análise preliminar adicional de websites relacionados com a segurança do paciente identificou poucos recursos para serviços de ambulância e nenhuma consideração específica da aplicabilidade de intervenções genéricas a este cenário.

Os dados da Agência Nacional para a Segurança do Paciente (NPSA) identificaram uma grande variação na notificação de EA entre os serviços de ambulância e mostraram que foram notificados menos incidentes do que por outros setores de saúde. As possíveis razões para isto permanecem obscuras, mas é geralmente aceito que as baixas taxas de EA se devem geralmente a relatórios deficientes e baixa cultura de segurança, e não à não ocorrência de incidentes.

Há claramente necessidade de mais trabalho para explorar a forma como os serviços de ambulância respondem às questões de segurança dos pacientes e para compreender como otimizar o seu envolvimento com iniciativas de segurança.

Há um foco crescente na segurança dos pacientes em todos os setores dos cuidados de saúde e, embora os litígios nos serviços de ambulância sejam pouco frequentes, as taxas estão a aumentar.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte: Fisher JD, Freeman K, Clarke A, et al. Patient safety in ambulance services: a scoping review. Southampton (UK): NIHR Journals Library; 2015 May. (Health Services and Delivery Research, No. 3.21.) Chapter 1.



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