[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Segurança de medicamentos será tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente em 2022

Medicamentos são as intervenções mais amplamente utilizadas na assistência à saúde, e os danos relacionados a medicamentos constituem a maior proporção do total de danos evitáveis devido a cuidados inseguros, sem falar no ônus econômico e psicológico imposto por tais danos.

Reconhecendo esse fardo substancial e reconhecendo a complexidade da prevenção e redução de danos relacionados a medicamentos, o tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2022 é “Segurança de Medicamentos”.

Leia também: Como a equipe de Enfermagem impacta na Segurança do Paciente?

Campanha de 2022

A campanha está prevista para fornecer o impulso necessário para consolidar os esforços do atual Desafio Global de Segurança do Paciente da OMS: Medicação sem Dano, enfatizando a necessidade de adotar uma abordagem sistêmica e promover práticas de medicação seguras para prevenir erros de medicação e reduzir danos relacionados a medicamentos. Será dada atenção especial às áreas onde ocorre a maioria dos danos. As principais áreas de ação são:

  • situações de alto risco,
  • transições de cuidados e
  • polifarmácia.

Os danos causados por medicamentos são responsáveis por 50% do total de danos evitáveis em cuidados de saúde.
Cerca de US$ 42 bilhões de gastos totais com saúde em todo o mundo podem ser evitados se os erros de medicação forem evitados.

Confira o Tema, o Slogan e a Chamada para ação planejados pela OMS e assegure que sua organização esteja engajada nesta campanha mundial realizada no dia 17 de setembro!

Tema
Segurança de medicamentos

Slogan
Medicação sem dano

Chamada para ação
Conhecer. Verificar. Perguntar.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: OMS



Deixe um comentário