[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A Society of Critical Care Medicine (SCCM) e a American Society for Parenteral and Enteral Nutrition (A.S.P.E.N.) lançaram recentemente as novas Diretrizes que visam orientar os profissionais de saúde sobre a indicação e o manejo da terapia nutricional em pacientes críticos adultos. As orientações oferecem recomendações básicas que são suportadas pela revisão e análise da literatura atual, diretrizes nacionais e internacionais, além da opinião de especialistas e a prática clínica.
 
nutrição
 
 
A população de pacientes criticamente doentes em uma unidade de terapia intensiva (UTI) não é homogênea. Muitos dos estudos em que se baseiam as diretrizes são limitados pelo tamanho da amostra, heterogeneidade de pacientes, variabilidade e severidade na doença, falta de informação do estado nutricional da linha de base, bem como estatística insuficiente  para análise. O relatório é uma atualização e expansão de linhas de orientação publicadas pela A.S.P.E.N. e SCCM em 2009.
 
Tais orientações são atualizadas a cada três a cinco anos. As orientações destinam-se para de adultos (≥ 18 anos), criticamente doentes, com tempo de permanência previsto maior do que 2 ou 3 dias em uma UTI clínica ou cirúrgica. As atuais orientações foram ampliados para incluir um número de subconjuntos adicionais de pacientes que preencheram os critérios, mas não foram incluídos nas orientações anteriores de 2009. Populações de pacientes específicos abrangidos por estas diretrizes atualizadas incluem falência de órgãos (pulmonar, renal, e hepática), pancreatite aguda, subconjuntos cirúrgicos (trauma, lesão cerebral [TCE], queimaduras, entre outros), sepse, cirurgia de grande porte no pós-operatório e pacientes criticamente obesos.
 
Estas orientações são dirigidas para populações generalizadas de pacientes, mas a terapia nutricional deve ser adaptada para o paciente de forma individual.
 
Público alvo: O uso pretendido dessas diretrizes é para todos os profissionais de saúde envolvidos na terapia nutricional de pacientes críticos, principalmente médicos, enfermeiros, nutricionistas, e
farmacêuticos.
 
O Guideline original, em inglês, está disponível em: Guideline Nutrição Em Adultos UTIs – acesse aqui
 
FONTE: Taylor, B. E. et al. Guidelines for the Provision and Assessment of Nutrition Support Therapy in the Adult Critically Ill Patient: Society of Critical Care Medicine (SCCM) and American Society for Parenteral and Enteral Nutrition (A.S.P.E.N.). Society of Critical Care Medicine (SCCM) and American Society for Parenteral and Enteral Nutrition (A.S.P.E.N.)