[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Reconciliação medicamentosa é um processo sistemático de obtenção e avaliação da lista de medicamentos que o paciente faz uso com as prescrições de admissão, transferência ou alta da médica, com o objetivo de fornecer medicamentos corretos ao paciente em todos os pontos de transição.

A implementação desta atividade é desafiadora no contexto de saúde, contudo seus benefícios justificam a necessidade e retorno promovido.

Um estudo publicado pela BMJ Journals em 2018, aplicou a reconciliação medicamentosa em 5 hospitais fomentando as melhores práticas e utilizando um conjunto de ferramentas baseado em evidências (11).

Durante a intervenção, mentores treinados em práticas de reconciliação medicamenta conduziram, mensalmente, ligações e visitas aos pacientes (ao longo dos 3 anos de estudo) e buscaram identificar os seguintes resultados:

  • O número de divergências entre os danos (relacionados ao uso de medicamentos) potenciais não intencionais por paciente;
  • O total de divergências independentemente do potencial do dano.

 

Confira mais: O que é reconciliação medicamentosa e quais são os 8 passos críticos na implementação

 

A pesquisa reuniu amostras de 1648 pacientes, sendo 613 no início e 1035 ao final do período de implementação e mediu os seguintes avanços:

  • Redução do total de divergências de medicações: 0,92 por mês;
  • Redução das divergências potencialmente nocivas.

 

A partir desta prática, ia autores concluíram que a mesma pode assegurar maior controle sobre as medicações que são prescritas aos pacientes, garantindo que não haja risco de trocas, excesso ou falta do medicamentos. Esse processo sistemático (ligações e visitas de reconciliação) de cuidado garante a segurança do paciente ao confirmar as medicações e dosagens que cada um deve receber, evitando eventos adversos.

 

Quer saber mais sobre ciclos de melhoria? Participe do “Nível 3: Estratégias para alcançar a Excelência”, que ocorrerá no dia 19 de outubro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE!


Confira este episódio do nosso canal do Youtube:

 

Referência:

Jeffrey L Schnipper; Amanda Mixon; Jason Stein; etc. Effects of a multifaceted medication reconciliation quality improvement intervention on patient safety: final results of the MARQUIS study. BMJ Journals. 2018.

Chapter 3. Developing Change: Designing the Medication Reconciliation Process. Content last reviewed August 2012. Agency for Healthcare Research and Quality, Rockville, MD.



Deixe um comentário