Qual a diferença entre Acreditação e Certificação em saúde, de acordo com a ONA?

Qual a diferença entre Acreditação e Certificação em saúde, de acordo com a ONA?

Foram discriminados os conceitos de Acreditação e Certificação, aplicáveis no Sistema Brasileiro de Acreditação.

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) publicou a quarta revisão da Norma Orientadora 01, a qual determina as diretrizes do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) desenvolvido sob a orientação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), discriminado os conceitos de Acreditação e Certificação, aplicáveis no Sistema Brasileiro de Acreditação.

 

Leia mais: Acreditação ONA

 

 

Acreditação

A Acreditação, referenciada pela ISQua (International Society for Quality in Healthcare, órgão que regula e acredita as metodologias e organizações que prestam serviços de Acreditação em todo o mundo, no mercado de saúde) como Avaliação Externa, é uma abordagem sistemática para melhorar a qualidade e a segurança nos sistemas de saúde.

Baseia- se no princípio de avaliar o desempenho em relação a um conjunto definido de padrões, usando avaliadores externos e considerando a organização como um todo e não por escopo.

 

 

 

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.

Por não ter caráter prescritivo, a metodologia de acreditação da ONA não traz recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas pelas organizações que se submetem à avaliação.

OBS: Conceito adaptado da International Society for Quality in Health Care (ISQua).

 

Certificação

A Certificação é uma abordagem sistemática para melhorar a qualidade e a segurança nos sistemas de saúde. Baseia-se no princípio de avaliar o desempenho em relação a um conjunto definido de padrões, usando avaliadores externos e considerando um determinado escopo como um processo, uma linha de cuidado, um modelo de gestão, dentre outros.

Segundo a ISO 9001, as Certificações representam uma forma de assegurar que as organizações estejam aptas para fornecer um produto, serviço ou sistema conforme as exigências das agências reguladoras e dos clientes.

 

OBS: Conceito adaptado da International Society for Quality in Health Care (ISQua) e ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte: ONA

 



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