[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Protocolo do Guia Alimentar para gestantes é publicado pelo Ministério da Saúde

Está disponível na biblioteca do site do Ministério da Saúde o ‘Protocolo de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na Orientação Alimentar da Gestante’, um material específico sobre alimentação durante a gravidez para orientar as gestantes.

A publicação, que servirá de apoio aos profissionais de saúde, traz recomendações como o consumo diário de feijão, legumes, verduras e frutas; que se evite o consumo de bebidas com muito açúcar e de alimentos ultraprocessados; e que a gestante coma em ambientes apropriados e com atenção.

Leia também: Manual de Recomendações para a Assistência da Gestante e Puérpera

O Ministério da Saúde ressalta que, além de favorecer a saúde da mãe e do bebê, a alimentação saudável previne o surgimento de diabetes gestacional, hipertensão e ganho de peso excessivo. E seguir as orientações presentes no guia ajuda a suprir a necessidade de nutrientes como ferro, ácido fólico, cálcio, vitaminas A e D, fundamentais durante a gestação. As orientações alimentares estão disponíveis online e para download no site do Ministério da Saúde.

O Guia Alimentar Para a População Brasileira é um documento oficial do Ministério da Saúde elaborado para ser um instrumento capaz de subsidiar políticas, programas e ações para incentivo, apoio, proteção e promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional (SAN) da população.

Veja algumas dicas para as gestantes:

  • Cuidado com a quantidade de sal e o uso de temperos industrializados;
  • É estimulado o consumo diário de feijão ou outras leguminosas; principalmente combinado com arroz, para manter bons níveis de fibras e de ferro;
  • Especialmente para as gestantes que não consomem carne, é importante ingerir na mesma refeição leguminosas e frutas cítricas;
  • Evite bebidas adoçadas, como refrigerante e suco de caixinha ou em pó, e também os adoçantes, que podem aumentar a probabilidade de nascimento prematuro e desenvolvimento de asma e sobrepeso em crianças.
  • O consumo de pequenos lanches, baseados em alimentos in natura e minimamente processados, ao longo do dia pode evitar fraquezas e desmaios comuns nessa fase;
  • Procure a unidade básica de saúde mais próxima para fazer o acompanhamento de todo o seu pré-natal e receber orientações das equipes de saúde.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Ministério da Saúde



Deixe um comentário