[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Programa para pessoas que passaram por longas internações em Psiquiatria

O Programa “De Volta Para Casa”, do Ministério da Saúde, tem o objetivo de reinserir na sociedade e ampliar as oportunidades para pessoas com fragilidades socioeconômicas que passaram mais de 2 anos internados nas mais de 797 instituições psiquiátricas e Residências Terapêuticas espalhadas pelo Brasil.

O programa, que será implementado em 20 municípios de oito estados brasileiros, estabelece um auxílio financeiro mensal que, em 2021, foi reajustado para R$ 500,00.

O recurso contribui para o fortalecimento da autonomia e vínculos sociais das pessoas, especialmente diante das dificuldades geradas pela pandemia da Covid-19.

Leia também: Covid-19: como anda a saúde mental dos profissionais?

Os gestores municipais habilitados já podem enviar ao Ministério da Saúde a documentação necessária para inscrição de novos beneficiários dessas regiões contempladas.

Veja aqui o passo a passo e aqui a lista dos municípios já habilitados no programa.

A Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde também está recebendo novos pedidos de gestores locais que querem ser inseridos no programa. Para isso, basta enviar um e-mail solicitando mais informações para devoltaparacasa@saude.gov.br.

Acesse aqui o mapa interativo com a lista dos estabelecimentos que oferecem atendimento em saúde mental no Brasil.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Ministério da Saúde



Deixe um comentário