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Princípios de Governança Clínica relacionados à Melhoria da Qualidade e Acreditação em Saúde

Deve haver uma abordagem organizada para concentrar os esforços na segurança do paciente, em primeiro lugar.

Dado tudo o que foi publicado sobre gerenciamento, qualidade e segurança de cuidados de saúde, seria fácil pensar que os provedores de serviços de saúde são sempre focados no paciente e sempre atentos à segurança do paciente. Este não é necessariamente o caso. Confira abaixo os princípios de Governança Clínica relacionados à Melhoria da Qualidade e Acreditação em Saúde, os quais devem ser implementados por todas as organizações preocupadas em melhorar continuamente seus processos e prover uma assistência segura:

Melhoria contínua

Na terminologia mais antiga, as atividades destinadas a aplicar padrões aos serviços de saúde eram chamadas de “garantia de qualidade”. Este termo sugeria que a qualidade do atendimento poderia ser garantida e, como não pode, devido às complexidades e dificuldades discutidas anteriormente, esse termo caiu em desuso. Agora, as pessoas usam a frase “melhoria contínua”, que significa as iniciativas clínicas e organizacionais instituídas para melhorar a qualidade e a segurança de forma contínua. As estratégias sob a bandeira da melhoria contínua envolvem esforços de longo prazo para melhorar os serviços e os resultados de saúde em um gradiente de inclinação positiva. Como o termo “governança clínica”, a melhoria contínua é uma frase abrangente.

 

Leia também: Efetividade clínica: O que é e como conquistá-la?

 

Planejar e organizar estruturas de governança para segurança e qualidade

Promover atitudes positivas estabelece os fundamentos éticos e filosóficos para a governança clínica. A promulgação da governança clínica, no entanto, depende de planejamento e gerenciamento eficazes.

Aplicação de padrões

Existem muitos padrões na área da saúde — para indivíduos, serviços e organizações. Um exemplo proeminente é o programa de padrões de acreditação. Ele especifica vários padrões que as organizações de saúde devem atender de acordo com critérios predeterminados para atender aos requisitos. Os padrões geralmente são baseados em evidências e projetados para serem aplicados de forma consistente em muitos tipos diferentes de organização ou grupo profissional. Conselhos e executivos devem garantir que sua organização participe de processos de acreditação apropriados.

 

Participar em processos de acreditação

A acreditação é a aplicação sistemática de padrões e critérios predefinidos para avaliar o desempenho de uma organização, instituição ou entidade. Nos cuidados de saúde, isso normalmente envolve várias fases, como preencher a documentação de autoavaliação, ser visitado por especialistas externos (avaliadores) e documentar o desempenho em relação aos indicadores clínicos. Os padrões e critérios de acreditação estão em constante evolução e, portanto, a referência contra a qual os padrões são avaliados está sendo constantemente elevada. Isso introduz uma medida de melhoria contínua nos processos de acreditação e no desempenho organizacional. Conselhos e executivos devem apoiar os esforços para participar do processo de acreditação e devem garantir que recursos suficientes estejam disponíveis para fazer a participação valer a pena.

Foco na segurança do paciente

Assim como deve haver um plano claro para relatar e gerenciar incidentes críticos e um plano para gerenciar riscos, também deve haver um esforço conjunto e uma abordagem organizada para concentrar os esforços na segurança do paciente. Uma sugestão estrutural é organizar os médicos em grupos de configurações de serviço focadas no paciente, comumente conhecidas como fluxos clínicos ou diretorias clínicas. Outra abordagem é organizar o atendimento com uma abordagem de segurança em primeiro lugar.

Fonte da imagem: Envato

Fonte: Jeffrey Braithwaite and Joanne F Travaglia. An overview of clinical governance policies, practices and initiatives. Australian Health Review February 2008 Vol 32 No 1.



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