[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Por que a Acreditação hospitalar é tão importante?

A acreditação é vista como uma ferramenta respeitável para avaliar e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde. No entanto, seu efeito sobre o desempenho e os resultados ainda não está claro. Esta revisão teve como objetivo identificar e analisar as evidências sobre o impacto da acreditação hospitalar.

O relatório histórico “To Err is Human”, publicado pelo Institute of Medicine (IOM) em 1999, recomendou o reforço da qualidade e segurança nos cuidados de saúde. O relatório sugeriu que a qualidade é multifacetada e a avaliação da qualidade é uma das forças motrizes para estabelecer a melhoria do desempenho. Em resposta, várias abordagens têm sido empregadas globalmente para regular a qualidade da saúde interna e externamente. Os sistemas de avaliação externa facilitam a mudança organizacional, melhoram a qualidade dos serviços e buscam padrões de qualidade. A Acreditação tem sido citada como a mais antiga e mais comum ferramenta estratégica externa de avaliação da qualidade na área da saúde.

Deve-se reconhecer que as sementes embrionárias da Acreditação hospitalar foram plantadas um século antes pelo American College of Surgeons. Desde então, os programas de acreditação hospitalar prosperaram de forma onipresente e se tornaram parte integrante dos sistemas de qualidade da saúde. Nas últimas duas décadas, muitos países adotaram ou adaptaram sistemas de acreditação hospitalar.

A acreditação refere-se à revisão externa por pares que avalia a conformidade de uma organização de saúde em relação a padrões de desempenho predefinidos, com o objetivo final de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde. É supervisionada por várias entidades governamentais e não governamentais, utilizando diferentes modalidades em abordagens voluntárias ou obrigatórias.

O escopo da acreditação pode abranger todo o estabelecimento de saúde ou apenas uma especialidade ou mesmo uma subespecialidade. Várias organizações internacionais líderes de saúde têm visto a acreditação como um marcador válido de qualidade e discutido a eficácia do uso de padrões de acreditação como uma ferramenta para melhorar o desempenho organizacional e clínico.

Os impactos positivos da acreditação hospitalar na cultura organizacional, prática clínica, desempenho organizacional, liderança clínica, sistemas de segurança do paciente, qualidade dos serviços, processo de prestação de cuidados e a eficiência foram demonstrados em diferentes estudos anteriores.

Leia mais: Processo de Acreditação ACSA

Estudo

Uma pesquisa selecionou um total de 17.830 estudos que examinaram o impacto da acreditação. Os resultados indicam um efeito positivo consistente da acreditação hospitalar na cultura de segurança, nas medidas de desempenho relacionadas ao processo, na eficiência e no tempo de permanência do paciente. Esta revisão superou tais obstáculos e teve como objetivo identificar e analisar as evidências sobre o impacto da acreditação hospitalar.

 

Conclusão

Há evidências razoáveis para apoiar a noção de que o cumprimento dos padrões de acreditação tem múltiplos benefícios plausíveis na melhoria do desempenho no ambiente hospitalar. A introdução de esquemas de acreditação hospitalar estimula a melhoria do desempenho e a segurança do paciente. Esforços para incentivar e modernizar a acreditação são recomendados para sustentar os ganhos de desempenho.

Fonte da imagem: Freepik
Fonte: Hussein, M., Pavlova, M., Ghalwash, M. et al. The impact of hospital accreditation on the quality of healthcare: a systematic literature review. BMC Health Serv Res 21, 1057 (2021). https://doi.org/10.1186/s12913-021-07097-6



Deixe um comentário