[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Em 2013, 289 000 mulheres morreram durante e após a gravidez e o parto, e 2,8 milhões de recém-nascidos morreram no prazo de 28 dias após o nascimento. A maior parte dessas mortes ocorreram em locais onde há poucos recursos e tais óbitos poderiam ter sido prevenidos.
 
WHO Safe Childbirth Checklist Implementation Guide
O parto é um processo complexo, e é essencial fornecer tudo o que é necessário para assegurar que a mãe e o recém-nascido recebam os cuidados mais seguros possíveis. As listas de verificação são ferramentas úteis para organizar processos complexos e importantes. Elas têm sido muito utilizadas para que os usuários lembrem-se de tarefas essenciais para oferecer um atendimento melhor e mais seguro.
 
O Checklist do Parto Seguro da OMS (WHO Safe Childbirth Checklist) foi concebido como uma ferramenta para melhorar a qualidade dos cuidados dispensados ​​às mulheres que dão à luz. A Lista de Verificação (Check-List) é uma lista organizada de atividades assistenciais práticas do nascimento, que tem como alvo as principais causas de mortes de mães, mortes de natimortos relacionados com intra-parto e mortes neonatais que ocorrem em instalações de cuidados de saúde ao redor do mundo. Cada item da Lista de verificação é uma ação crítica que, se perdida, pode levar a danos graves para a mãe, o recém-nascido, ou ambos.
 
parto
A experiência com outras ferramentas de segurança do paciente, incluindo o Check List de Segurança Cirúrgica da OMS, tem mostrado que apenas oferecer o Check List aos profissionais de saúde não resulta em melhoria do cuidado, mas sim o uso consistente e generalizado da lista de verificação ou ferramenta, apoiado em estratégias de envolvimento das equipes.
 
Um guia foi desenvolvido para ajudar as parteiras e profissionais de cuidados de saúde, bem como os líderes, a usar com sucesso o Checklist, elaborado através da experiência de uma ampla gama de profissionais de saúde que testaram a Lista de verificação de todo o mundo. Ele cobre a forma de introduzir e assegurar a utilização contínua da Checklist, envolver as partes interessadas relevantes, como lançar a Checklist formalmente, e como fornecer apoio através de treinamento e compartilhamento de dados.
 
Para acessar o guia de implementação (WHO Safe Childbirth Checklist Implementation Guide, versão apenas em inglês) ou o Checklist do Parto Seguro da OMS (versão em português), clique aqui: Página de ARTIGOS do IBES