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O que são “soft skills” nas profissões de enfermagem e saúde?

Comunicar-se com empatia, oferecer escuta ativa e linguagem clara pode melhorar a experiência do paciente

As “soft skills”, ou competências de personalidade, são mais difíceis de medir, mas não são menos importantes ou valiosas do que as competências “hard”. Na verdade, há quem argumente que as “soft skills” são de importância crucial para os pacientes e as famílias durante a sua experiência em qualquer parte do sistema de saúde.

 

Exemplos de soft skills incluem:

  • Excelente comunicação
  • Compaixão e paciência
  • Flexibilidade e adaptabilidade
  • Estabilidade emocional
  • Natureza proativa, ética e responsável
  • Honestidade
  • Trabalho em equipe eficaz
  • Trabalho ético
  • Gerenciamento de tempo

 

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Certamente há “soft skills” adicionais, mas estas são algumas das mais notadas quando se trabalha em profissões de enfermagem e saúde.

De todas as competências mencionadas acima, ser capaz de comunicar de forma eficaz é uma das competências mais vitais na área da saúde. Ser capaz de ouvir, compreender e explicar em termos claros aos pacientes e aos seus cuidadores aumenta a capacidade de prestar aos pacientes cuidados eficazes e individualizados. A comunicação clara com os membros da equipe e colegas interprofissionais também é vital para promover uma colaboração bem-sucedida no local de trabalho.

 

 

Por que as soft skills são importantes na área da saúde?

Soft skills em saúde são usadas para o profissional de saúde interagir com pacientes, seus familiares e colegas. Essas habilidades são importantes para construir confiança e estabelecer relacionamentos positivos. E ajuda a criar um ambiente confortável e seguro para o paciente.

Os profissionais de saúde interagem diariamente com os pacientes. Habilidades interpessoais para se comunicar de forma eficaz e ter empatia com suas necessidades. É por isso que as soft skills são importantes.

Comunicar-se com empatia, oferecer escuta ativa e linguagem clara pode melhorar a experiência do paciente. Além de melhorar os resultados dos pacientes, as habilidades interpessoais (soft skills) melhoram a colaboração e o trabalho em equipe entre os profissionais de saúde. Eles facilitam a criação de um ambiente de trabalho positivo. Assim, os colaboradores se sentem apoiados e valorizados.

Além disso, as habilidades interpessoais são importantes para os profissionais de saúde gerenciarem o estresse e o esgotamento. Com as constantes demandas do setor de saúde, os profissionais de saúde que possuem habilidades interpessoais, como inteligência emocional, resolução de problemas e gerenciamento de tempo, estão mais bem equipados para lidar com situações estressantes e manter uma perspectiva positiva e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte: Abdul Mannan Hridoy. A importância das soft skills nas profissões de saúde



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