O que os pacientes notificam sobre a qualidade e segurança do cuidado?

A melhoria da qualidade e segurança do cuidado são temas prioritários nas pautas das instituições de saúde. A intenção é garantir o bem-estar e satisfação dos pacientes, contudo as discussões que definem os tópicos a serem aprimorados não contém a participação deles.

Nas últimas décadas, há cada vez mais atenção dos profissionais ao papel fundamental do paciente para um cuidado que promova, de fato, sua segurança, uma vez que eles podem oferecer detalhes sobre os problemas que enfrentam que podem passar despercebidos nos relatórios da equipe.

Visando um Cuidado Centrado no Paciente, um estudo (recentemente publicado no BMJ) com 2.471 pacientes identificou as 14 categorias que mais recebem notificações de pacientes sobre eventos adversos, incidentes e complicações:

  1. Comunicação (entre a equipe e com o paciente);
  2. Problemas da equipe;
  3. Ambiente;
  4. Compaixão, dignidade e privacidade;
  5. Medicação;
  6. Atraso;
  7. Treinamento da equipe;
  8. Nutrição;
  9. Gerenciamento da enfermaria;
  10. Falha nos equipamentos e sistemas;
  11. Risco de infecção;
  12. Saúde e segurança;
  13. Repetição de procedimentos/complicações;
  14. Descaso.

 

 

Leia também: 13 Maneiras de diminuir a subnotificação de eventos adversos

 

Confira o gráfico “Comparação das preocupações dos pacientes sobre segurança”, o qual mede a quantidade de notificações de incidentes pelos pacientes para cada categoria eleita:

Os pacientes podem oferecer insights sobre as preocupações referentes a segurança do seu cuidado, as quais complementam as medições e visões existentes dos colaboradores. Ao focar na combinação destes eventos (que podem parecer pequenos, mas são frequentes), as mudanças necessárias para melhorar o serviço de saúde ficam evidentes e palpáveis, podendo ser transformadas em ação.

O Cuidado Centrado no Paciente permite desenvolver a segurança do cuidado por meio de feedbacks que focam na experiência do paciente, uma vez que o incluem nas decisões sobre seu cuidado.

 

Quer saber mais sobre notificação de incidentes/eventos adversos? Participe do Curso “Gerenciamento de Riscos e Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente”, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de setembro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE:

http://www.ibes.med.br/cursos/gerenciamento-de-riscos-e-implantacao-do-nucleo-de-seguranca-do-paciente-sao-paulo-sp/


Saiba mais sobre o Cuidado Centrado no Paciente no vídeo a seguir:

 

Referência:

Jane K O’Hara; Caroline Reynolds; Sally Moore. What can patients tell us about the quality and safety of hospital care? Findings from a UK multicentre survey study. BMJ Journals. 2018.



Deixe uma resposta