O que é Acreditação em Saúde (também conhecida como Acreditação Hospitalar)?

A acreditação é o reconhecimento independente, realizado por uma Instituição Acreditadora (IAC) de que uma organização atende aos requisitos de governança dos padrões do setor, estabelecidos por uma metodologia de acreditação (nacional ou internacional).

As organizações e serviços de saúde são reconhecidas por seu compromisso com as melhores práticas, qualidade, sistemas e processos e melhoria contínua através do processo de acreditação.
Ser Acreditado significa que os pacientes, consumidores e clientes sabem que a sua organização está comprometida em fornecer serviços seguros e de qualidade.

A acreditação é um processo cíclico, o que significa que não termina. Está embutido na forma como uma organização opera no dia a dia.

A acreditação geralmente começa quando uma organização identifica que seus processos e entrega de serviço precisam ser avaliados. Isso será identificado através de um Diagnóstico Organizacional, realizado pela IAC. Outras vezes, será porque uma organização deseja mostrar formalmente seu compromisso com a segurança e a qualidade.

Leia também: Seja um avaliador do IBES

Uma avaliação (seja para finalidade de Acreditação, Manutenção da Acreditação ou Upgrade do nível de Acreditação) é onde as atividades e processos da organização são verificadas em relação aos padrões e requisitos da metodologia escolhida. A avaliação é realizada por um time de profissionais qualificados e experientes do mesmo setor, os chamados Avaliadores (similar ao papel de auditores, em outras indústrias). A avaliação é feita no local, ou no formato online.

Após a avaliação, os avaliadores, coordenados pelo Avaliador-Líder, irão preparar um relatório para apresentação e homologação pela IAC e Comitê de Certificação da Metodologia de Acreditação.

A decisão é tomada de forma independente do processo de avaliação com base no relatório de avaliação. Se o quantitativo de conformidade necessária for atendido, a organização receberá a acreditação.

Alguns padrões e requisitos requerem revisões no meio do ciclo (manutenção), que verifica a organização em relação a um relatório anterior e o progresso atingido. Para garantir as melhores práticas, as organizações são incentivadas a serem proativas ao fazer revisões e melhorias contínuas durante esses períodos.

Existe um amplo espectro de organizações de saúde e serviços que podem ser Acreditados ou certificados. O IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde tem orgulho de trabalhar com essas organizações, que incluem, mas não estão limitadas a: hospitais, clínicas ambulatoriais, bancos de sangue, serviços de hemodiálise, serviços de oncologia, serviços de oftalmologia, laboratórios de análises clínicas e anatomia patológica, serviços de medicina hiperbárica, farmácias de manipulação de quimioterápicos e nutrição parenteral, serviços de esterilização, lavanderia hospitalar, entre outros.

Contate nosso time para saber mais e solicitar um orçamento! [email protected]

Fonte da imagem: Freepik

 

 



Deixe uma resposta