[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Com o movimento de Cuidado Centrado no Paciente, muito tem se discutido sobre a importância da participação do paciente nas decisões de saúde que lhe envolvem. Contudo, há um limite para este envolvimento?

Os dados do estudo de 2018, publicado pelo International Journal for Quality in Health Care, obteve esse cenário acerca da participação dos pacientes no autogerenciamento da medicação:

  • Apenas 20% dos pacientes disseram ter administrado seus medicamentos no hospital enquanto 40% gostariam de ter administrado.
  • 76% dos profissionais de saúde afirmaram que apoiam a auto-administração dos medicamentos pelos pacientes no hospital.

Os pacientes querem esse controle e os colaboradores enxergam esse engajamento como positivo, então como colocá-lo em prática? O mesmo levantamento sugeriu os seguintes caminhos:

  • Desenvolver um pôster para alertar os pacientes sobre a opção da auto-administração.
  • Usar a ferramenta “PDSA” para controlar o impacto das medidas: planejar, fazer, estudar e agir (de forma cíclica).
  • Integrar os diferentes setores do hospital para promover e participar deste autogerenciamento do paciente.

 

Leia mais em: 8 Dicas para envolver o paciente no cuidado mais seguro

 

É preciso engajar o paciente por meio de uma conscientização, assim como engajar os profissionais por meio do treinamento e estudo. A autonomia do paciente só será satisfatória se ele souber administrá-la e para isso, é necessário o suporte técnico científico.

No estudo inglês já mencionado, as mudanças puderam ser mensuradas e os pacientes que demonstraram inicialmente vontade e aptidão para se auto-administrar (41%) aumentaram significativamente após a implementação destas medidas (66%).

Esse cenário pode se repetir nos hospitais brasileiros! O Cuidado Centrado no Paciente necessita engajamento de ambas as partes a fim de oferecer um serviço de acordo com as vontades individuais de cada um.

Entenda quais são os pilares e preceitos do Cuidado Centrado no Paciente no II Fórum Práticas de Excelência para a  Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!

Inscreva-se em: www.foruminternacionalibes.com.br (vagas limitadas)

 

Confira também este vídeo em que a Aléxia Costa conta as 10 ações-chave para o Cuidado Centrado no Paciente!

 

Faça parte do time IBES! Inscreva-se no XVIII Curso de Formação de Avaliadores IBES | Metodologia SBA/ONA:

Referência:

S. Garfield, H. Bell, C. Nathan, etc. A quality improvement project to increase self-administration of medicines in an acute hospital. 2018.



Deixe um comentário