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Métodos de detecção de erros em Laboratório Clínico

Os erros do serviço de laboratório clínico são detectados de várias maneiras, incluindo reclamações do paciente ou professional, relatórios de incidentes de dentro ou fora do laboratório, protocolos de verificação de erros dentro do laboratório e uma variedade de relatórios gerenciais do laboratório.

Em geral, apenas 15% das amostras incorretamente rotuladas resultam na liberação de um resultado de laboratório – em outras palavras, 85% são detectados antes que a amostra seja executada e liberada. A maioria dos erros de rotulagem são detectados quando a amostra e a requisição entram pela primeira vez no laboratório, quando os técnicos verificam se dois identificadores de pacientes e outras informações na requisição correspondem aos dois identificadores e outras informações nos tubos de sangue. Incompatibilidade de identificadores de pacientes ou falha em rotular o tubo leva ao cancelamento do teste e à notificação do cuidador.

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A segunda maneira comum de detectar erros de rotulagem incorreta é a “verificação delta”, que é uma comparação automatizada do valor do teste de laboratório atual e anterior do paciente, e a comparação ocorre dentro do sistema de informações do laboratório. Se a diferença entre os valores (“delta”) for maior que um limite definido, o resultado é sinalizado e um procedimento é implementado para determinar se ocorreu um erro. Os procedimentos de verificação Delta variam, mas geralmente envolvem a repetição do teste e a investigação de erros de identificação. A vantagem da verificação delta é que ela não depende da vigilância humana. As deficiências são que requer valores prévios e é difícil de aplicar a resultados de texto ou a resultados numéricos onde grandes mudanças são esperadas em condições clínicas comuns (por exemplo, troponina no infarto do miocárdio). Além disso, os limites delta são imperfeitos, pois envolvem a compensação inerente entre detecção de erro falso positivo e falso negativo.

A maioria dos erros de rotulagem incorreta são erros cognitivos cometidos por flebotomistas experientes. Os fatores que normalmente contribuem para erros não cognitivos são alto volume de trabalho, fadiga e distrações, e esses mesmos fatores fornecem a estrutura de incentivo que produz e mantém atalhos propensos a erros.

Exemplos de intervenções típicas para reduzir erros de rotulagem, do mais fraco ao mais forte:

  • Fraco: Treine novamente o flebotomista e a enfermeira quanto a seguir a política e o procedimento adequados para coleta de sangue.
  • Fraco, mas um pouco mais forte: retreine o flebotomista e a enfermeira e monitore seu comportamento.
  • Intermediário: Retreine todos os flebotomistas e enfermeiras e monitore seu comportamento.
  • Mais forte: Padronização dos procedimentos de flebotomia em torno de um novo processo (“fluxo de peça única”) em que apenas um paciente com um conjunto de etiquetas de paciente é manuseado por vez e um segundo paciente não é flebotomizado até que as amostras do primeiro paciente sejam submetidas ao laboratório. Isso é combinado com a otimização da equipe e treinamento e monitoramento de flebotomistas e enfermeiros em relação ao novo procedimento.
  • Muito forte: Todos os itens acima, além de identificação do paciente semiautomática baseada em código de barras e coleta de espécimes, incorporando técnicas automatizadas à prova de erros para garantir o paciente correto, rótulos, recipientes de espécimes e ordem de coleta.

As intervenções fortes são mais caras e difíceis de implementar, mas provavelmente serão as únicas verdadeiramente soluções obustas para o problema generalizado de rotulagem incorreta. Além disso, provavelmente descobriríamos que eles têm um retorno financeiro razoável sobre o investimento se os verdadeiros custos da rotulagem incorreta pudessem ser determinados.

Exemplos de Danos ao Paciente Associados a Erros de Laboratório

  • Erro na identificação de um organismo leva a um tratamento antibiótico incorreto e, por fim, cria a necessidade de drenagem cirúrgica de um abscesso.
  • Erro de entrada de dados de um resultado de troponina leva a um falso diagnóstico de infarto do miocárdio e internação desnecessária na unidade de terapia intensiva cardíaca.
  • Amostra de gasometria incorreta leva a atraso nos resultados e má administração de um paciente que está codificando.
  • A falta de comunicação de um resultado de INR alto leva a um sangramento quase fatal em um paciente ambulatorial que recebeu muito varfarina.

Lista de Intervenções Intermediárias e Fortes relacionadas a Laboratório Clínico

Intermediária

  • Lista de controle: Lista de verificação de manutenção de instrumentos monitorada pela equipe de supervisão.
  • Comunicação aprimorada: Exigir e documentar a leitura de resultados de laboratório comunicados oralmente com auditoria periódica das taxas de leitura.
  • Combinar o volume de trabalho com a equipe: mover o trabalho em lote de tempos de equipe fraca para tempos de equipe ideal.
  • Elimine/reduza as distrações: A central de atendimento telefônico diminui o número de ligações para o laboratório.
  • Pequenos aprimoramentos de software: O envio automático de relatórios de laboratório diretamente do sistema de informações de laboratório reduz o envio de fax manual.

Forte

  • Mudanças físicas na planta: Zona de automação na qual os instrumentos e análises de maior volume são movidos próximos uns dos outros e da área de processamento de amostras.
  • Principais melhorias de software: Implementação de entrada de pedido médico computadorizado para testes de laboratório.
  • Interface direta do Sistema do laboratorio com o prontuário eletrônico com eliminação de laudos impressos.
  • Autovalidação: reduz a revisão manual dos resultados do teste.
  • Processo simplificado – remover etapas desnecessárias: O analisador com amostragem direta do tubo reduz a frequência de alíquotas.
  • A consolidação de dois analisadores diferentes em um: reduz o número de procedimentos e a complexidade do treinamento.
  • A automação de front-end: elimina vários processos manuais.
  • Padronizar equipamentos ou processos: use uma mesma marca de glicosímetro em todos os locais de teste de ponto de atendimento.
  • Identificação do paciente semiautomática baseada em código de barras e coleta de espécimes.
  • Fluxo de uma peça para serviços de flebotomia de rotina: novo dispositivo com teste de usabilidade antes da compra.
  • Envolvimento tangível e ação da liderança em apoio à segurança do paciente: comunicação regular (palestras, reuniões, serviços, e-mail, postagem na web, boletins internos) pela alta administração em relação às iniciativas de segurança do paciente.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: PSNet



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