- 20 de agosto de 2025
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias

Guia para sua organização se preparar para o Dia Mundial da Segurança do Paciente 2025
A marca registrada da campanha – iluminar monumentos, marcos e locais públicos icônicos com a cor laranja – continuará
O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado anualmente em 17 de setembro, é um dos dias globais de saúde pública da OMS. Criado em 2019 pela Septuagésima Segunda Assembleia Mundial da Saúde por meio da resolução WHA72.6, “Ação global para a segurança do paciente”, está enraizado no princípio fundamental da medicina, “Primeiro, não causar dano”.
Seus objetivos são:
- aumentar a conscientização e o engajamento do público,
- aprimorar a compreensão global e
- impulsionar ações globais para melhorar a segurança do paciente.
A cada ano, um novo tema destaca uma área prioritária que exige esforços urgentes e coordenados. Garantir cuidados seguros para os pacientes é uma prioridade fundamental, mas recém-nascidos e crianças permanecem especialmente vulneráveis a riscos para a segurança do paciente. Embora a incidência relatada de eventos adversos em recém-nascidos e crianças que recebem cuidados médicos varie, estudos sugerem que eventos adversos ocorrem em todos os ambientes de atendimento, com riscos maiores em unidades de terapia intensiva.
Leia mais: O que é gerenciamento de riscos na área da saúde?
Para chamar a atenção para esta questão crítica, “Cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança” foi selecionado como tema para o Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2025, enfatizando a necessidade de medidas mais fortes para proteger as crianças de danos evitáveis na assistência à saúde.
O fortalecimento da segurança nos cuidados pediátricos e neonatais é essencial para alcançar a cobertura universal de saúde e a meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3.2 de acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de cinco anos. Também se alinha a esforços globais como o “Plano de Ação para Cada Mulher, Cada Recém-Nascido, Em Todos os Lugares”, a “Iniciativa de Ação para a Sobrevivência Infantil” e a “Estratégia Global para a Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente 2016-2030”.
O Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021-2030 reconhece a segurança pediátrica e neonatal em múltiplos objetivos estratégicos, incluindo:
- a concepção de processos clínicos seguros,
- fortalecimento das competências da força de trabalho em saúde,
- engajamento de pacientes e familiares e
- estabelecimento de sistemas de aprendizagem para prevenir danos.
Também exige educação em segurança do paciente, incluindo um currículo específico para crianças em idade escolar, equipando-as com conhecimentos essenciais sobre princípios de segurança e autodefesa na área da saúde.
Sob o lema “Segurança do paciente desde o início!”, a OMS apela por ações urgentes para eliminar danos evitáveis nos cuidados pediátricos e neonatais. Enfrentar esse desafio exige esforços abrangentes em áreas-chave da segurança do paciente, como parto e pós-natal seguros, segurança de medicamentos, segurança diagnóstica, segurança da imunização, prevenção de infecções e reconhecimento precoce da deterioração clínica. O Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2025 visa impulsionar melhorias significativas e reafirmar o direito de todas as crianças a um atendimento seguro e de qualidade.
Objetivos do Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2025
- Aumentar a conscientização global sobre os riscos à segurança nos cuidados pediátricos e neonatais em todos os ambientes de saúde, enfatizando as necessidades específicas de crianças, famílias e cuidadores.
- Mobilizar governos, organizações de saúde, entidades profissionais e a sociedade civil para implementar estratégias sustentáveis para cuidados mais seguros para recém-nascidos e crianças, como parte de iniciativas mais amplas de segurança do paciente e qualidade.
- Capacitar pais, cuidadores e crianças em segurança do paciente, promovendo educação, conscientização e participação ativa no cuidado.
- Defender o fortalecimento da pesquisa sobre segurança do paciente em cuidados pediátricos e neonatais.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2025 propõe uma ampla gama de atividades a serem organizadas em 17 de setembro.
A marca registrada da campanha (iluminar monumentos, marcos e locais públicos icônicos com a cor laranja) continuará. A OMS incentiva todas as partes interessadas a se juntarem à campanha global e iluminarem o mundo de laranja em 17 de setembro, enquanto trabalhamos juntos para promover cuidados de saúde mais seguros para crianças em todo o mundo.
Fonte da imagem: Envato
Fonte: OMS