Gestão estratégica para obter uma empresa de impacto

Gestão estratégica para obter uma empresa de impacto

A gestão estratégica é fundamental para alinhar todos os esforços, investimentos, projetos e iniciativas de um negócio para atingir um objetivo a longo prazo.

Tenha em mente uma viagem dos sonhos. Em vez de planejar questões fundamentais como o orçamento para alimentação, estudar a cultura do lugar e fechar hospedagem com antecedência, você prefere decidir tudo quando já estiver lá. O resultado pode até não dar errado, mas sem planejamento, os gastos serão maiores, e principalmente, se algum problema surgir, sua experiência pode ser completamente prejudicada.

O mesmo acontece no mundo dos negócios e organizações sociais. Muitos empreendedores começam seus projetos sem qualquer planejamento, considerando apenas a vontade de gerar impacto positivo. Esse fator é primordial para o start do negócio, mas a gestão estratégica é fundamental para direcionar quais devem ser os próximos passos e quais as ações necessárias para buscar seu crescimento e a expansão do impacto social.

Leia também: Definir metas e alcançar objetivos são os princípios da Gestão Estratégica

Sobrevivência. Este é o maior objetivo da gestão estratégica nas empresas atualmente. O mercado está cada vez mais competitivo e dinâmico. Todos os dias nos esbarramos com novas barreiras e concorrentes.

Por isso precisamos saber lidar com as adversidades, mudanças e as novas tendências. Ou seja, estar preparado!
Se tudo muda o tempo todo no mercado e nos consumidores, não é de se espantar que a gestão das empresas também passe por suas mudanças. A jornada de compra do consumidor já mudou, os hábitos de consumo estão sempre se atualizando e o dia a dia das empresas precisa acompanhar isso. É aí que surge a Gestão Estratégica para provar como isso acontece.

A Gestão Estratégica é uma forma de otimizar e tornar mais eficaz a gestão de um negócio. Chamamos de Gestão Estratégica o conjunto de ações de gerenciamento dos recursos da empresa, a fim de alcançar metas e objetivos. Como fica claro pelo próprio nome, essa forma de gestão existe para administrar e conduzir um negócio seguindo estratégias passando por toda a estrutura da organização.

Na prática, a Gestão Estratégica ajuda as empresas de formas bem simples, mas essenciais para o sucesso de toda organização, por exemplo: um modelo de Gestão Estratégica passa por todas as áreas da empresa. Isso faz com que um senso de unidade seja instaurado na empresa e assim ela funciona melhor, com todos os setores em conjunto.

Mas afinal, como isso pode me ajudar? Qual conceito deve seguir? Você sabe como aplicá-la adequadamente ao seu negócio? Descubra agora mesmo!

Clique aqui e veja o que o Grupo IBES preparou pensando no seu sucesso. São informações preciosas para você conseguir gerir uma empresa de impacto real.

Fonte da imagem: Freepik



Deixe um comentário