[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Qual o objetivo do sistema de saúde, senão cuidar do bem-estar da população? Ver esses resultados na prática, então, permitem que esse compromisso seja reafirmado e valorizado.

Foi exatamente essa resposta numérica que os Estados Unidos obtiveram. Os dados divulgados pela Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) demonstraram uma melhora significativa em relação à segurança do paciente entre 2014 e 2016, salvando 8 mil vidas e 2,9 bilhões de dólares.

 

QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA

 

Essa melhoria deveu-se a redução de eventos adversos. Cerca de 350 mil condições hospitalares adquiridas foram evitadas. E em uma comparação entre 2010 e 2016, esse número sobe para 2,1 milhões. Exemplos de condições reduzidas:

  • Eventos adversos com medicamentos
  • Infecção do trato urinário associadas ao uso de cateter
  • Infecção da corrente sanguínea
  • Lesões por pressão
  • Infecções cirúrgicas

Fique por dentro dos dados do Brasil em: 10 Fatos sobre Segurança do Paciente segundo a OMS

Com esses dados, a Centers for Medicare & Medicaid Services estabeleceu a meta de reduzir essas condições em 20% até 2019. Caso o objetivo seja atingido, eles terão:

  • 1.8 milhões de pacientes a menos com condições hospitalares adquiridas
  • 53 mil mortes a menos
  • Poupado 19.1 bilhões de dólares

 

Portanto, investir na segurança do cuidado a fim de prevenir eventos adversos não apenas traz resultados positivos para a organização, como maior satisfação profissional ao cumprirem com o seu papel e pacientes mais satisfeitos.

Assim como feito nos Estados Unidos, podemos repetir os feitos no Brasil. Oferecendo um cuidado mais atento e seguro nas situações corriqueiras do dia a dia, pode-se obter avanços exorbitantes ao final de um mês, ou um ano. Para alcançar o sucesso, você precisa dar o primeiro passo.

Quer conhecer mais sobre os cuidados com a segurança do paciente? Participe do II Fórum Práticas de Excelência para a  Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!

Vagas limitadas: www.foruminternacionalibes.com.br

 

Confira o Canal de Excelência em Saúde!

“Realizing the Value” foi um programa do NHS da Inglaterra, que visava consolidar o que se sabe sobre abordagens centradas na pessoa e na comunidade para a saúde e o bem-estar, e fazer recomendações sobre como elas podem ter o máximo impacto, apresentando 10 ações-chave.

 

Não perca a oportunidade de escutar especialistas da saúde no Curso Mapeamento e Gerenciamento de Processos, em São Paulo.
Inscreva-se já!

 

Referência

Agency for Healthcare Research and Quality. Declines in Hospital-Acquired Conditions Save 8,000 Lives and $ 2.9 Billion in Costs. 2018.