Engenheiros clínicos italianos comentam sobre a situação do Covid-19

A Abeclin publicou nesta semana um interessante relato que obteve junto aos engenheiros clínicos italianos, os quais sofrem com a atual pandemia de coronavírus em seu país. Confira as dicas para que a gestão de equipamentos do seu hospital esteja alinhada às necessidades no enfrentamento da gripe causada pela pandemia de coronavírus.

Recentemente um jornal italiano divulgou uma notícia sobre o trabalho oculto dos profissionais de engenharia clínica italianos, e a importância desses profissionais para a preparação dos espaços para atendimento aos afetados pela COVID-19.

Ao ler a notícia surgiu a ideia de saber mais sobre a atuação dos profissionais de engenharia clínica na Itália.

Entramos em contato com os representantes da Associação Italiana de Engenharia Clínica (AIIC) que tivemos o prazer de conhecer pessoalmente em Roma no ano passado e elaboramos algumas perguntas com o objetivo de entender como os profissionais de engenharia clínica foram exigidos, quais foram as dificuldades no início e quais ações foram possíveis. Como vocês verão no relato, a gripe os atingiu de forma muito rápida a região da Lombardia.

Em seguida temos o relato da situação atual por lá. Por fim perguntamos quais as dicas os engenheiros clínicos italianos podem nos dar para que possamos nos preparar melhor para atender os hospitais e os afetados pela doença.

Este trabalho está alinhado com os objetivos da Associação Brasileira de Engenharia Clínica, e com as estratégias desta diretoria de desenvolver relacionamento e compartilhamento de conhecimento com instituições nacionais e internacionais.

Esperamos que a partir deste documento, possamos ter profissionais de engenharia clínica melhor preparados para atuar durante o surto da COVID-19.

São Paulo, 14 de março de 2020.

Eng. Alexandre Ferreli Souza, M.Sc., MBA
Presidente da ABEClin

Participe da Engenharia Clínica do Brasil associando-se à ABEClin: abeclin.org.br

Quer ter acesso ao portal Geração de Excelência por 7 dias grátis? Clique AQUI.

 



Deixe um comentário