[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Efetividade clínica: O que é e como conquistá-la?

É comum recebermos vários questionamentos sobre Efetividade Clínica, mas afinal, como isso impacta a Saúde?

Podemos defini-la como a aplicação dos melhores conhecimentos, obtidos com base em pesquisa, experiência clínica e nas preferências do paciente, visando sempre alcançar excelência nos processos e resultados positivos no cuidado. 

O cenário da saúde mudou significativamente nos últimos anos, reflexo não só da necessidade de acompanhar todos os avanços científicos e tecnológicos, que ocorrem em ritmo acelerado, como também de preparar os prestadores de cuidados médicos para atender às novas exigências.

Leia também: Ministério da Saúde quer aumentar pesquisas clinicas no Brasil

O foco em efetividade intensificou-se, pois os sistemas de saúde têm realizado esforços para vencer uma série de barreiras que impedem cuidados médicos de alta qualidade, com segurança e preços acessíveis.

 

Para alcançar este objetivo, é preciso incrementar processos e recorrer a ferramentas capazes de otimizar a tomada de decisão clínica. Assim como, é necessário estar preparado para lidar com novos modelos de qualidade em atendimento.

Neste sentido, é preciso aplicar práticas de governança clínica e segurança do paciente, realizando também auditorias para verificar a implementação de medidas de modo a alinhar a prática a esses padrões, propiciando a melhoria da qualidade assistencial e efetividade clínica.

Dentre os principais fatores que contribuem para este resultado, podemos destacar:

  • Fazer a administração correta de medicamentos;
  • Usar Protocolos exatos;
  • Realizar o tratamento no momento certo para cada paciente;
  • Tratar o paciente de forma individualizada;
  • Considerar as “interfaces” da experiência dele e do ambiente;

Investir em tecnologia e conhecimento prático melhora significativamente a efetividade clínica, pois incentiva os profissionais a fazerem a coisa certa, do modo certo, no momento certo, para cada paciente. 

Caso você deseje Implementar as melhores práticas de gestão, que promovem maior produtividade e qualidade da assistência, com um cuidado especial ao paciente, talvez vocês se interesse em conhecer o nosso curso  de Formação em Governança Clínica: Auditoria Clínica e Efetividade Clínica. 

Clique aqui  e saiba mais detalhes ou converse diretamente com o nosso time de especialistas

Fonte da imagem: Freepik



Deixe um comentário