[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

 
Que tal se as famílias fossem consideradas parceiras no processo de cuidados, na colaboração com os enfermeiros para melhor atender às necessidades e resultados de saúde do paciente?
enfermeiro e família
Muitas vezes, o membro da família torna-se um aliado na prestação de cuidados e melhorias ao paciente, suportados através do incentivo em áreas como a nutrição, apoio emocional, controle da dor e da transição para a alta.
 
Observa-se o quanto é importante educar os membros da família sobre como cuidar de seu ente querido, quando os mesmos encontram-se em recuperação no domicílio. Os enfermeiros têm acesso exclusivo a família de um paciente de sua posição de “beira-leito”. Ao fornecer informação e apoio, o enfermeiro pode minimizar a ansiedade da família sobre prestação de cuidados e conseguir respostas positivas no paciente.
 
O cuidado centrado na família reconhece a importância de cuidar e integrar a família de um paciente como parte do processo de cuidado, como o seu envolvimento e opiniões muitas vezes orientando o paciente. Ele é composto de quatro conceitos fundamentais:
 
1. Respeito e dignidade: Ouvir ativamente  o paciente e os membros da família, bem como fazer uso do conhecimento sobre os valores, crenças e questões culturais para melhorar a prestação de cuidados e os planos correspondentes.
2. Partilha de informação: a comunicação, no tempo adequado, de informações completas e imparciais para pacientes e familiares, que lhes permita desempenhar um papel ativo nos cuidados e tomada de decisão.
3. Participação: Incentivo e apoio para os pacientes e famílias no cuidado e no processo de tomada de decisão no nível em que os mesmos se sintam confortáveis ​​com isso.
4. Colaboração: Em toda a instituição, os pacientes e as famílias devem ser convidados a trabalhar ao lado de líderes de cuidados de saúde para participar em tudo, desde o desenvolvimento até a implementação de programas para a prestação de cuidados.
 
Como o maior segmento da força de trabalho de saúde nos EUA, enfermeiros estão singularmente posicionados na linha de frente dos cuidados de saúde, para construir relacionamentos impactantes com pacientes e familiares. Enfermeiros podem colaborar com eles, procurando por oportunidades para melhorar a prestação de cuidados, enquanto os pacientes e famílias devem consentir em ser participantes ativos no planejamento de cuidados de saúde.
 
Forjando relações centradas na família à beira do leito, os enfermeiros podem ganhar a confiança do paciente, honrando a família como um sistema de apoio integral para seu ente querido. Todas as famílias compartilham uma influência comum sobre o paciente e devem ser consideradas parceiras que possam colaborar com os enfermeiros para melhor atender às necessidades dos pacientes e melhorar os seus resultados de saúde.
 
LEIA MAIS: Prevenir e tratar danos emocionais nos hospitais: uma nova abordagem
 
FONTE: Cowling, R. For patients, care is a family affair. Disponível em nurse.com, November 5, 2015.