[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Confira as novas Listas de Medicamentos Essenciais da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou em vigor as listas de medicamentos e diagnósticos essenciais, que devem estar amplamente disponíveis e ser acessíveis em todos os sistemas de saúde. As listas têm foco em câncer e outros desafios globais de saúde, análogos de insulina e novos medicamentos orais para diabetes, novos medicamentos para ajudar as pessoas que desejam parar de fumar e novos antimicrobianos para tratar infecções bacterianas e fúngicas graves. Com ênfase em soluções eficazes, priorização inteligente e acesso ideal aos pacientes.

Com essa lista, a OMS sugere fortemente que os governos devem investir recursos para seus sistemas de saúde. Nos últimos 10 anos, metade das novas inclusões contemplaram medicações oncológicas. A OMS recomenda que os governos se empenhem em negociar com as indústrias condições para ampliar o acesso.

Leia também: Os 9 certos na administração segura de medicamentos pela enfermagem – Por Aléxia Costa

Com a atualização das listas este ano, 460 produtos são considerados essenciais no atendimento às principais necessidades de saúde pública. Metade dos medicamentos incorporados à lista nos últimos 10 anos são para tratar diferentes tipos de câncer, e a cada ano são recebidas de 20 a 30 solicitações relacionadas a essa doença.

A primeira lista de diagnósticos essenciais foi publicada em 2018, e tinha um número limitado de doenças prioritárias, como HIV, malária, tuberculose e hepatites. A atualização das listas foi expandida para abranger mais doenças não transmissíveis e transmissíveis.

Há também uma nova seção específica para testes de doações de sangue. Isso faz parte de uma estratégia da OMS para tornar as transfusões mais seguras.

Para apoiar o diagnóstico adequado, uma nova seção cobrindo testes anatomopatológicos foi adicionada; este serviço deve ser disponibilizado em laboratórios especializados.

Governos e instituições em todo o mundo continua a usar as Listas Modelo da OMS para orientar o desenvolvimento de suas próprias listas de medicamentos essenciais, porque sabem que todos os medicamentos listados foram avaliados quanto à eficácia e segurança e oferecem uma boa relação custo-benefício para os resultados de saúde que produzem.

Para ver as Listas de Medicamentos e Diagnósticos Essenciais na íntegra, acesse o portal da OMS.

Na dúvida sobre acesso a qualquer medicamento, busque informações. Não hesite em pedir ajuda em caso de dúvidas sobre medicamentos.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Ministério da Saúde



Deixe um comentário