[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Confira 10 práticas seguras para prevenção de lesão por pressão

Nos já divulgamos nove cartazes da série de medidas para Segurança do Paciente, baseada nas publicações da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde – GGTES/ANVISA. Vamos apresentar hoje algumas Práticas seguras para a prevenção de lesão por pressão disponibilizadas no 10.º cartaz da série.

Leia também: Medidas de prevenção de infecção da corrente sanguínea associada a cateter venoso central

Assim como a identificação do paciente, texto apresentado ontem e que você pode conferir em Você conhece as práticas seguras para a prevenção de erros de identificação? a prevenção de lesão por pressão é um dos seis protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), estabelecido pelo Ministério da Saúde. Para conhecer melhor o protocolo leia o texto Conheça o Protocolo para prevenção de Úlcera por Pressão

O 10º cartaz, baseou-se no Protocolo de Identificação do Paciente para listar sete medidas a fim de prevenir erros de identificação do paciente. Confira as práticas citadas no cartaz:

1- Realização de avaliação de risco de todos os pacientes antes e durante a internação.

2- Realização de avaliação criteriosa da pele pelo menos uma vez por dia, especialmente nas áreas de proeminências ósseas (joelhos, cotovelos e calcanhares).

3- Uso de colchão especial ou de coxins, como colchão de espuma do tipo caixa de ovo ou colchão d’água.

4- Uso de apoio (travesseiros, coxins ou espumas) na altura da panturrilha, a fim de erguer os pés e proteger os calcanhares.

5- Manutenção da higiene corporal.

6- Hidratação diária da pele do paciente com hidratantes e umectantes.

7- Manutenção de nutrição adequada para favorecer a cicatrização dos tecidos.

8- Uso de barreiras protetoras da umidade excessiva, quando necessário, como, por exemplo: película semipermeável, hidrocoloides, espuma de poliuretano, sacos retais e/ou substâncias oleosas.

9- Orientação do paciente e da família na prevenção e tratamento das lesões por pressão.

10- Mudança de posição para reduzir a pressão loca, evitando manter a mesma posição durante períodos prolongados.

Importante: Segundo a RDC n° 36/2013 da Anvisa, todos os eventos adversos, incluindo a lesão por pressão, ocorridos nos serviços de saúde do país devem ser notificados, pelo Núcleo de Segurança do Paciente, ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), por meio do sistema Notivisa.

Você pode acompanhar mais informações sobre lesão por pressão no Canal de Excelência em Saúde do Youtube.

No vídeo CEES #078 – Programa de Prevenção de Lesões por Pressão, nossa diretora Alexia Costa  comenta um estudo realizados nos Estados Unidos sobre o programa de prevenção de lesões por pressão.

Reduza a incidência de lesão por pressão em sua organização, através do fortalecimento de processos e sistemas que visem ações preventivas, de modo a contribuir para a segurança e bem-estar do paciente. Clique aqui e saiba mais

Fonte: Cartazes da série de medidas para Segurança do Paciente, criado pela Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde – GGTES/ANVISA