Comunicação da equipe é fator de sucesso do Checklist de Segurança Cirúrgica

A promoção de um cuidado seguro envolve a participação de todos os agentes envolvidos no atendimento. Para este engajamento do corpo assistencial, é necessário haver boa comunicação e troca de informação.

Promover essa troca de informação entre os profissionais de saúde é um dos benefícios do Checklist de Segurança Cirúrgica (CSC), implementado em 132 países desde sua construção em 2008, dentre eles, o Brasil.

Um estudo australiano aplicou o programa de segurança do paciente num hospital local durante 4 semanas no intuito de otimizar o uso do CSC pelas equipes. Ao avaliar os indicadores anterior e posteriormente a esta medida, percebeu-se melhorias significativas na:

  • Alta, em que as taxas de adesão variaram de 79,3 para 94,5%;
  • Quantidade de procedimentos cirúrgicos realizados: 33.019;
  • Redução de complicações e eventos adversos;
  • Redução da taxa de mortalidade.

 

Leia mais em: 7 perguntas sobre o Checklist de Segurança Cirúrgica da OMS

 

Estes resultados foram alcançados devido a participação de todos os membros da instituição, desde a gestão até o atendimento direto ao paciente.

Com a aplicação do Checklist de Segurança Cirúrgica, criou-se uma cultura organizacional integrada a qual valoriza a segurança de todos os envolvidos e todos estes benefícios partiram da interação dos profissionais por meio do diálogo.

 

Segurança Cirúrgica e Anestésica será um dos grandes temas do nosso curso de “Gerenciamento de Riscos e Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente”, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de setembro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE:

http://www.ibes.med.br/cursos/gerenciamento-de-riscos-e-implantacao-do-nucleo-de-seguranca-do-paciente-sao-paulo-sp/


Neste epipódio Aléxia Costa comenta o artigo em que os autores investigaram a percepção dos profissionais de saúde e o impacto do uso de check list cirúrgico em um hospital:

 

Referência:

Brigid M Gillespie; Emma L Harbeck; Joanne Lavin; etc. Evaluation of a patient safety programme on Surgical Safety Checklist Compliance: a prospective longitudinal study. BMJ Journals. 2018.



Deixe um comentário