[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Como proteger-se contra a Covid nas festas de fim de ano, segundo a Fiocruz

Se por um lado, com o avanço da vacinação no país, nos encontramos em um cenário mais favorável frente a pandemia de COVID-19, por outro, surgem novas variantes e com elas, a insegurança de volta. A chegada de datas festivas traz dúvidas sobre a forma mais segura de celebrar o Natal e o “réveillon”, por exemplo. Foi pensando nisso que a Fiocruz lançou uma segunda edição de sua cartilha de fim de ano, com recomendações para amenizar e reduzir os riscos de transmissão da Covid-19 neste período de confraternização.

A cartilha tem como objetivo orientar as famílias a promoverem pequenos encontros entre amigos, já que as aglomerações ainda devem ser evitadas. O material destaca a vacinação como forma mais importante de proteção, mas não deixa de lado algumas das recomendações presentes na cartilha do ano passado, como o uso constante de máscara, especialmente para eventos nos quais não é possível saber se todos estarão vacinados e a higienização das mãos.

Leia também: OPAS pede ‘extrema cautela’ para medidas de distanciamento social mais flexíveis

“Estamos num cenário mais favorável do que no ano passado, mas ainda temos que nos manter alerta, especialmente diante das incertezas relacionadas à nova variante e à intensidade de circulação de pessoas nesse período do ano. Por isso, reforçamos que o principal cuidado neste fim de 2021 é garantir que todos estejam vacinados com o esquema completo, incluindo a dose de reforço, caso a pessoa já tenha essa indicação. Quem ainda não está com o esquema completo, recomendamos que vá ao posto de saúde 14 dias antes de o evento para poder estar protegida e ajudar a proteger os outros também. Essa é uma mensagem que gostaríamos que fosse muito compartilhada e incentivada nos grupos de família e amigos do WhatsApp”, ressalta o coordenador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, Carlos Machado em comunicado para a imprensa.

Ou seja, não é hora de baixar a guardar. Se quisermos celebrar muitos outros Natais com aqueles que amamos, a recomendação de médicos e especialistas da área de saúde é ter uma celebração pequena este ano, apenas com os membros da família mais próxima e continuar a seguir as ‘regras de ouro’ para evitar o contágio da COVID-19: usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos com frequência.

E pensando nessa segurança, o IBES convida você a conhecer o programa COVID FREE, um processo de certificação que pode ocorrer de forma online por meio da nossa plataforma IBES Digital, para saber mais acesse nosso site.
Conte conosco nessa missão de garantir ambientes seguros para produção, operação e/ou atendimento ao público.
Conheça mais sobre o programa que já certificou muitas organizações de saúde.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Fiocruz



Deixe um comentário