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“Você pode ser o melhor cirurgião do mundo, atuando no melhor hospital do mundo. Mas se você cometer um erro de segurança … o seu “ser o melhor” é irrelevante.”
Todo mundo comete erros. Mas o que acontece quando um erro inocente leva alguém a óbito? “Centenas de milhares de pacientes supostamente morrem anualmente por causa de erros médicos/clínicos evitáveis. Quantos óbitos  terão que ocorrer ainda antes do setor de saúde acordar e tomar medidas? Hoje há mais de 400.000 mortes por ano nos Estados Unidos atribuíveis a erros de cuidados de saúde, e o foco na segurança cuidados de saúde é uma prioridade estratégica, profissional e ética. O valor de cuidados eficazes entregues por fornecedores altamente qualificados é diminuído se um paciente é prejudicado por causa de um evento de segurança grave. Se um erro evitável leva à morte do paciente, o cuidado não tem valor, e todo mundo sofre”, afirma James Merlino, MD, Presidente da Press Ganey.
O autor listou 4 estratégias principais para ajudar as organizações de saúde a transformar a cultura e promover a segurança do paciente:
1) Comprometer-se a uma meta de “zero danos” em eventos.
2) Compreender a interdependência entre segurança, qualidade e cuidado centrado no paciente
3) Aproveitar dados e transparência para identificar as lacunas de desempenho e melhoria
4) Criar e manter uma cultura que suporta os profissionais de saúde em sua missão de fornecer cuidados com empatia, alta qualidade e confiança.
“Se um paciente experimenta um evento grave relacionado à segurança ou é prejudicado por um erro assistencial, a sua experiência global será impactada negativamente, apesar da mais alta qualidade de cuidados.
Chegou o momento para a indústria de saúde adotar a tolerância zero para o dano ao paciente. As organizações devem comprometer-se com a transformação e abraçar novas idéias para garantir a entrega cuidados de alta qualidade. Entender como elementos críticos da experiência do paciente estão inter-relacionadas é uma chave para o sucesso”, diz Merlino. As receitas são impactadas positivamente quando as organizações integram com sucesso a segurança, a qualidade e o serviço.
Esta combinação de três critérios reduz o custo de execução e melhora os resultados. O investimento em estratégias e táticas deve ser associado com os benefícios sinérgicos de todos os três destes elementos.
A categorização de comentários e depoimentos dos pacientes deve ser usada como ferramenta de melhoria. A maior importância não está relacionada ao que os administradores dizem sobre a sua organização, seus médicos, ou seus enfermeiros. O que vale é o que os seus clientes e pacientes estão dizendo, conta Merlino. “Cerca de 440 mil pessoas nos Estados Unidos morrem anualmente de erros hospitalares evitáveis. É a terceira principal causa de morte nos Estados Unidos.
Os idosos – pessoas com mais de 65 anos – tem uma chance de 25% de lesão, dano ou morte por erros hospitalares evitáveis. Isso é 1 em 4. Os números são surpreendentes. Erros assistenciais ocorrem devido a fatores humanos e fatores de processo. Fatores humanos incluem, por exemplo, a falta de treinamento e a falta de atenção.
Em relação às normas de processo, o setor de saúde ainda carece de padrões de processos homogêneos. O que é imperativo como um próximo passo é coletar métricas transparentes que são importantes para os pacientes em matéria de segurança, qualidade e serviço.”
“Nós somos humanos, cometemos erros, estamos cansados ​​e estressados, e talvez nós não estamos nos mantendo atualizados com os padrões. A indústria da saúde também tem que trabalhar para tornar a cultura um foco. A experiência do paciente tem desempenhado um papel incrível em como as organizações de saúde têm trabalhado para fortalecer sua cultura a ser mais centrada no paciente. A evidência demonstra que os trabalhadores de saúde vêm para trabalhar mais engajados, mais satisfeitos – em torno dessa idéia de centralização no paciente. Eles se preocupam mais e são mais propensos a prestar cuidados de qualidade mais seguros. Temos de padronizar. Temos que cavar mais fundo e realmente chegar às causas profundas – os problemas que levam a danos graves. E então nós temos que tomar essas aprendizagens e colocá-los de volta para a organização, para que possamos ajudar a prevenir eventos dano ocorra no futuro. Você pode ser o melhor cirurgião do mundo, praticando com o melhor hospital do mundo. Mas se você cometer um erro de segurança porque você estava descuidado e um paciente tem uma complicação e morre, o seu ser o melhor é irrelevante.”