Como a inteligência artificial pode ajudar pessoas a diminuir o consumo de álcool?

Como a inteligência artificial pode ajudar pessoas a diminuir o consumo de álcool?

Lançamento do PAHOLA, aplicativo de inteligência artificial para redução do consumo de álcool. Já ouviu falar?
O consumo de álcool é um dos principais fatores de risco para problemas de saúde em todo o mundo e nas Américas. Dos cerca de 107 milhões de pessoas globalmente que têm transtorno de uso de álcool, menos de 10% recebem cuidados apropriados, incluindo medo do tratamento, preocupações com a privacidade, estigma, conflitos de tempo e disponibilidade limitada de tratamento.

Entre 8% e 10% da população maior de 18 anos nas Américas tem um transtorno por consumo de álcool, definido como o uso nocivo de álcool ou dependência do mesmo. Mas cerca de 80% das pessoas que precisam de tratamento para esses transtornos não o recebem porque os serviços são mal desenvolvidos ou não estão disponíveis.

Leia também: Drinks com álcool gel: conheça os danos à saúde

Durante a pandemia de COVID-19, não só houve ampla disseminação de desinformação relacionada ao uso de álcool, mas também um aumento exponencial nas vendas de álcool online, juntamente com entregas em casa.
Há uma necessidade de alternativas para apoiar as pessoas que desejam parar ou reduzir seu consumo de álcool, de modo que a grande lacuna de tratamento para transtornos por uso de álcool nas Américas possa ser diminuída.

Uma ferramenta potencial e econômica para aumentar o acesso, intervenções breves e outros serviços para o tratamento de transtornos relacionados ao uso de álcool é por meio da utilização de humanos digitais projetados usando Inteligência Artificial (IA) que compete de forma visual e audível um ser humano. Esses ajudantes digitais podem fornecer intervenções breves, ou seja, Intervenção Breve Baseada em Entrevista Motivacional.

Pahola é a primeira Inteligência Artificial Especialista em Saúde das Organizações Pan-Americanas de Saúde e o único profissional de saúde digital de Inteligência Artificial do mundo com foco relacionados ao álcool. O Pahola pode interagir com qualquer pessoa interessada em falar sobre o consumo de álcool, avaliar seus riscos, reduzir ou parar o álcool, ou buscar recursos para tratamento e recuperação. O Pahola está sendo desenvolvido em três idiomas (inglês, português e espanhol).

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: OPAS



Deixe uma resposta