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Como a Avaliação e o feedback contribuem para a qualidade da assistência?

Uma Avaliação é uma revisão sistemática do desempenho com base em critérios ou padrões explícitos. Esta informação é posteriormente transmitida aos profissionais de forma estruturada.

A suposição para Avaliação e feedback é que profissionais de saúde altamente motivados que recebem informações mostrando que sua prática clínica é inconsistente com a prática desejada, conforme descrito em diretrizes baseadas em evidências e/ou em comparação com colegas, mudarão sua atenção para se concentrar em áreas onde são necessárias melhorias.

A maioria dos processos de Avaliação mede a adesão às recomendações e pode incluir medidas de estruturas, processos e/ou resultados de cuidados; qualquer um ou todos os três domínios de qualidade podem ser avaliados: eficácia, segurança e/ou centralização no paciente.

O Reino Unido e a Holanda são os países da Europa com o histórico mais longo de Avaliação e feedback. Iniciativas de Avaliação e feedback geralmente se concentram em indicadores nos domínios de eficácia e/ou segurança, pois geralmente são mais fáceis de medir usando bancos de dados administrativos e/ou registros médicos eletrônicos. Os relatórios de feedback são fornecidos aos provedores e/ou profissionais, e o feedback geralmente é combinado com outras iniciativas de qualidade, como Acreditação, incentivos financeiros ou círculos de qualidade.

Leia mais: Seja um avaliador do IBES

Como a estratégia pode ser implementada?

O tópico clínico de Avaliação e feedback precisa ser cuidadosamente selecionado, e devem sempre incluir metas claras e um plano de ação especificando as etapas necessárias para atingir as metas. O feedback deve fornecer uma mensagem clara que direcione a atenção dos profissionais para tarefas acionáveis e realizáveis que irão melhorar o atendimento ao paciente.

O compromisso organizacional com uma abordagem construtiva (ou seja, não punitiva) para a melhoria contínua da qualidade é essencial, com ciclos iterativos de feedback multimodal fornecidos por uma fonte confiável. As condições locais, como a disponibilidade de dados confiáveis, coletados rotineiramente e percebidos como válidos, têm um impacto importante nos custos de uma intervenção.

A Avaliação e o feedback podem contribuir para melhorar a qualidade do atendimento e podem ser implementados com custo mínimo quando os dados estiverem disponíveis.

A Avaliação e o feedback podem ser usados para qualquer área da saúde, ou seja, cuidados preventivos, agudos, crônicos e paliativos. As Avaliaçãos podem tentar avaliar o desempenho de profissionais de saúde individuais ou de equipes, departamentos, hospitais ou regiões. A Avaliação pode centrar-se em vários indicadores de qualidade medidos em termos de estruturas, processos ou resultados dos cuidados. As Avaliaçãos também podem se concentrar em qualquer um dos três domínios da qualidade dos cuidados de saúde (eficácia, segurança, centralização no paciente), bem como em muitos outros aspectos do desempenho, como pontualidade, eficiência e equidade. No entanto, na prática, a maioria das Avaliaçãos se concentra nos processos de atendimento e/ou resultados do paciente que estão fortemente correlacionados com os processos de atendimento, e o foco da maioria das iniciativas tem sido a eficácia e a segurança do paciente.

As Avaliaçãos podem ser baseadas em informações rotineiramente disponíveis, como bancos de dados administrativos, prontuários eletrônicos de pacientes ou registros médicos, ou podem ser baseadas em dados coletados intencionalmente de registros médicos ou observações diretas. Iniciativas de Avaliação e feedback podem ser internas (conduzidas por grupos individuais ou locais de profissionais para sua própria prática) ou externas (conduzidas por órgãos profissionais, grupos de pesquisa ou estruturas governamentais).

O feedback pode ser fornecido de diferentes maneiras, que podem ser categorizadas em termos de fonte (por exemplo, administradores ou colegas), destinatários (por exemplo, indivíduos ou grupos), formatos (por exemplo, verbal ou escrito), frequência (por exemplo, mensal ou anual) e conteúdo (por exemplo, incluindo nível de agregação de dados, tipo de comparação, clareza da mensagem e plano de ação). O feedback das informações de desempenho pode ser realizado de maneiras que envolvem quantidades variáveis de interação ou envolvimento com os destinatários, dependendo do nível de interesse e disponibilidade de recursos.

Como muitas outras estratégias de melhoria da qualidade, a Avaliação e o feedback foram conceituados como um processo cíclico que envolve cinco etapas:

(1) preparação para a Avaliação;

(2) critérios de seleção;

(3) medir o desempenho;

(4) fazer melhorias; e

(5) melhorias sustentáveis (Benjamin, 2008).

O primeiro passo de um processo de Avaliação e feedback é identificar o problema e os recursos locais para resolvê-lo, a fim de definir o foco da intervenção. O tópico deve ser uma prioridade para a instituição e os pacientes que ela atende – e ser percebido como uma prioridade pelos destinatários do feedback – e geralmente envolve problemas de alto volume, alto risco e/ou alto custo onde há variação conhecida no desempenho.

Com relação ao componente de feedback, é provável que o feedback seja mais eficaz quando é apresentado verbalmente e por escrito do que quando se usa apenas uma modalidade e quando a fonte (ou seja, a pessoa que dá o feedback) é um colega respeitado em vez de investigadores ou empregadores desconhecidos de compradores de cuidados. A credibilidade da fonte é muito importante.

Esquemas de Avaliação e feedback devem sempre incluir metas claras e um plano de ação especificando as etapas necessárias para atingir as metas. Metas ideais são comumente consideradas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Além disso, o feedback deve incluir uma comparação com benchmarks alcançáveis, mas desafiadores (por exemplo, comparando o desempenho com os 10% melhores dos pares).

Além disso, Avaliação e feedback requerem um contexto organizacional de apoio. Isso inclui o compromisso com uma abordagem construtiva (ou seja, não punitiva) para a melhoria contínua da qualidade e para ciclos iterativos de medição em intervalos regulares e previsíveis. Além disso, muitos fatores estruturais mediadores podem impactar no atendimento e na probabilidade de a Avaliação melhorar o atendimento, como níveis de pessoal, moral do pessoal, disponibilidade de instalações e níveis de conhecimento.

Em última análise, a maioria das decisões sobre Avaliação e feedback devem ser amplamente guiadas por circunstâncias locais, barreiras e facilitadores e considerações pragmáticas. O apoio organizacional, incluindo tempo e recursos para os profissionais, bem como o fornecimento de dados, é crucial. Quando a Avaliação e o feedback são utilizados, uma atenção cuidadosa à forma como é projetada e entregue pode aumentar sua eficácia.

Em resumo, seria justo dizer que, em comparação com a maioria das outras melhorias de qualidade ou estratégias de implementação, existe uma resposta forte para a pergunta “A Avaliação e o feedback devem ser implementados para melhorar os processos de atendimento ao paciente?” Na maioria das circunstâncias, a resposta correta é Sim! Melhorias absolutas pequenas a moderadas na prática desejada são alcançáveis, dependendo das medidas da Avaliação e do design do feedback.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Jamtvedt G, Flottorp S, Ivers N. Audit and Feedback as a Quality Strategy. In: Busse R, Klazinga N, Panteli D, et al., editors. Improving healthcare quality in Europe: Characteristics, effectiveness and implementation of different strategies [Internet]. Copenhagen (Denmark): European Observatory on Health Systems and Policies; 2019. (Health Policy Series, No. 53.) 10.



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