Confira o novo Código de Ética da Enfermagem Brasileira

A proposta do novo código é refletir a complexidade da atuação profissional nos tempos atuais

código-etica-enfermagem
Foi publicado no Diário Oficial da União o novo Código de Ética da Enfermagem brasileira. Determinado pela Resolução 564/2017, o código é fruto de um amplo debate que concilia a defesa da sociedade e a proteção do profissional de enfermagem.
 
Leia também: Resolução do Cofen normatiza a atuação da equipe de enfermagem no procedimento de Aspiração de Vias Aéreas
 
Publicado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o código traz avanços, sobretudo nos casos de violência doméstica.
A proposta foi coordenada por um Grupo de Trabalho do Cofen, que recebeu propostas de diversas regionais e de profissionais de enfermagem por meio de consulta pública.
 
Leia também: Projeto de Lei amplia atribuições de agentes comunitários mas conflita com atribuições da enfermagem
 
As mudanças buscam oferecer mais segurança ao exercício profissional e torna a linguagem mais clara e objetiva.
Um dos artigos, trata da suspensão das atividades quando o local de trabalho não oferece condições seguras para o exercício profissional, devendo o profissional formalizar imediatamente sua decisão por escrito ou por meio eletrônico à instituição e ao Conselho Regional de Enfermagem.
Leia o texto completo do novo código aqui.
O Novo Código de Ética entra em vigor em 120 (cento e vinte) dias.
No episódio CEES #106 – Sofrimento moral em profissionais de saúde…qual o motivo?, Aléxia Costa comenta um estudo sobre o motivo do sofrimento moral em profissionais de saúde.

Já temos cursos programados para 2018. Participe do próximo Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS versão 2018!!! Inscreva-se pelo link http://www.ibes.med.br/treinamentos/
Atualização-ManualONA-Site
Fonte: Ascom – Cofen