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Bertrand Gourgue, CEO da SÍNTESE – Business To Business aborda, em entrevista exclusiva concedida à equipe do IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, as principais mudanças e os desafios do setor de Compras nas organizações de saúde. Confira!
s CEO Bertrand com Logomarca
 
 

  1. Como o Senhor enxerga o setor de saúde no contexto atual?

A setor de saúde está passando por um processo de transformação. Além dos tradicionais desafios desse setor (envelhecimento da população, incorporação das novas tecnologias, modelo de remuneração inadequado, defasagem das tabelas de SUS, entre outros), um novo cenário está se desenhando com a verticalização das operadoras, a constituição de grandes conglomerados de prestadores de serviços e a abertura do mercado para o capital estrangeiro.
 

  1. Quais são as implicações dessas mudanças para o setor?

Uma delas é o crescimento da importância estratégica do setor de compras. Quando cheguei no Brasil, 20 anos atrás, fiquei atônito com a falta de estrutura do departamento de suprimentos da maioria dos hospitais no País: falta de equipamentos, de recursos humanos, espaços físicos inadequados, etc. Os compradores viviam, e muitos deles ainda vivem, em situações de estresse constantes por falta de planejamento adequado dos setores demandantes e de recursos suficientes. Essa situação está mudando.
 

  1. Poderia detalhar quais são as mudanças que você observou nessa área de compras?

A crise econômica atual e as próprias transformações do setor estão levando os administradores a investir nos seus departamentos de suprimentos. Ainda que a parte assistencial continue fundamental para o sucesso dos prestadores de serviço, a gestão adequada dos seus recursos e o bom desempenho do departamento de compras se tornaram diferenciais competitivos. Esse fenômeno contribuiu para o crescimento de grandes grupos privados e o sucesso das Organizações Sociais e Fundações que terceirizam a gestão dos hospitais públicos. Eles têm escala para negociar melhor e usam ferramentas modernas de compras.
 

A sede da empresa fica no Porto Digital de Recife - PE, conhecida como o "Vale do Silício Brasileiro"
Localização da empresa

 

  1. Que tipo de ferramentas?

Uma ferramenta de grande importância para otimizar o trabalho do departamento de suprimentos dos hospitais e das operadoras são as plataformas de compras eletrônicas. Permitem que o comprador possa se relacionar de maneira rápida, segura e transparente com milhares de fornecedores cadastrados. Traz ganhos operacionais enormes e reduz em até 40% o preço dos insumos, por favorecer a concorrência e reduzir os custos comerciais dos fornecedores. O sistema começou a ter sucesso no Brasil a partir de 2004.
 

  1. A Síntese atua no mercado de compras hospitalares há quanto tempo?

Há 15 anos. Durante 10 atuou como central de compras e consultoria especializada em compras hospitalares, padronização de marcas, qualificação de fornecedores e análises de rentabilidade. Em 2010 lançou sua primeira plataforma de compras eletrônicas, inserindo nela toda a experiência adquirida na Europa e no Brasil e conquistando mais de 100 hospitais em todo Brasil. Em 2016, lançou a Plataforma de Comércio Eletrônico SínteseRevolution, trazendo ainda mais novidades.
 

  1. Quais são essas novidades?

Em primeiro lugar a tecnologia que usamos. Na área de aplicações Web, o ciclo de vida dos sistemas é muito curto. Novas ferramentas de T.I. são criados constantemente e precisamos nos atualizar sempre para transformar os novos recursos tecnológicos criados pelas grandes empresas, como a Microsoft, em diferenciais funcionais para nossos usuários. Combinadas a essas tecnologias de ponta, inserimos no SínteseRevolution as demandas e sugestões de nossos clientes, além de nossa própria experiência. O resultado é uma ferramenta completa, robusta, de visual simples e limpo, capaz de se adequar às particularidades de cada cliente, seja para a compra de materiais ou de serviços.
 

A empresa une os principais requisitos de tecnologia na sustentação e funcionamento da sua plataforma.
A empresa une os principais requisitos de tecnologia na sustentação e funcionamento da sua plataforma.

 
 

  1. Existe resistência por parte dos fornecedores a participar de cotações eletrônicas

Já existiu. Qualquer mudança de paradigma exige tempo. Na parte de medicamentos e materiais descartáveis hospitalares, produtos de higiene e limpeza, essas dificuldades não existem mais. Em alguns segmentos, como o de gêneros alimentícios, certas empresas estão ainda no processo de adequação. A Síntese tem uma posição privilegiada nesse aspecto, pelo fato de atuar há muito tempo no mercado, além de oferecer a gratuidade de uso para os fornecedores. As empresas elogiam muito a facilidade de uso da Plataforma e os recursos exclusivos da Síntese que lhes permitem economizar um tempo precioso na inserção de suas ofertas.
 

  1. Por que motivos a Síntese e a IBES se aproximaram?

A afinidade foi imediata (risos)! A IBES certifica os hospitais; em 2015, a Síntese investiu na certificação internacional CMMI nível 2, o que faz dela a única plataforma de compras eletrônicas hospitalares no Brasil com garantia da qualidade da sua prestação de serviço. A busca constante pelo profissionalismo é um ponto comum das duas empresas e está sendo um fator determinante na sua rápida expansão.
 

A Síntese possui diversos clientes em todo o país, entre elas, a Unimed Rio.
A Síntese possui diversos clientes em todo o país, entre elas, a Unimed Rio.

 
 
Mais informações: http://www.portalsintese.com.br