Baixe a nova edição do Manual de armazenamento de imunobiológicos

Nova edição do Manual de Rede de Frio é lançada em Brasília

Imunobiologicos
Foi lançado em Brasília (DF), nos dias 12 e 13 de dezembro, durante o II Seminário Nacional da Rede de Frio, a nova edição do Manual de Rede de Frio.
Resultado de um trabalho cooperativo realizado entre as diversas esferas de gestão e respectivas instâncias que compõem a Rede de Frio Nacional, o manual apresenta informações sobre estruturas físicas e boas práticas de armazenamento e distribuição de imunobiológicos.
 
Leia também: Farmacovigilância: Suspensos lotes de vacina e medicamento para insuficiência venosa crônica
 
O objetivo é estabelecer referencial teórico e operacional, capaz de fomentar o mínimo de unidade de procedimentos, fundamental para garantir um dos aspectos mais importantes na qualidade e segurança dos imunobiológicos disponibilizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), desde o laboratório produtor até o momento em que o produto é ofertado à população brasileira, na sala de imunização e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), ou ainda em operações de campo.
 
Leia também: Brasil ganha centro para produção de insumos e medicamentos biológicos
 
O conteúdo fornece aos gestores orientações e recursos necessários à implementação de uma estrutura com padrões de qualidade de excelência, no que cerne os quesitos de boas práticas de armazenamento e distribuição e estruturas físicas, contemplando recomendações inerentes às esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para realizar o download do Manual, basta entrar no link http://www.ibes.med.br/artigos/ e selecionar o item 46 Manual de Rede de Frio.
Vamos relembrar mais um vídeo do Canal de Excelência em Saúde ?
No vídeo CEES #140 – Profissionais de saúde envolvidos em eventos adversos. Como ajudá-los?, Aléxia Costa comenta um estudo que buscou identificar o que ocorre entre os profissionais de saúde após um evento adverso e o que os colegas podem fazer para ajudá-los, assista!

Participe do XXVI Curso de Formação de Avaliadores IBES | Metodologia SBA/ONA em São Paulo
Inscreva-se já!
XXVI-Curso-de-Formação-de-Avaliadores-IBES-Site
Fonte: Portal da Saúde