[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Auditorias clínicas podem melhorar a adesão ao Check List de Segurança Cirúrgica?

Os cuidados cirúrgicos são parte integrante dos cuidados de saúde em todo o mundo, com uma estimativa de 234 milhões de operações realizadas anualmente. As complicações cirúrgicas são uma das principais causas de morbidade e mortalidade, responsáveis por um desfecho adverso para cada 300 procedimentos cirúrgicos.

Complicações cirúrgicas ocorrem em 3-16% dos procedimentos cirúrgicos. A lista de verificação de segurança cirúrgica da OMS descreve os padrões essenciais de cuidados cirúrgicos e demonstrou reduzir as complicações e a morte associadas à cirurgia. Um estudo buscou avaliar, por auditorias clinicas, o preenchimento adequado da lista de verificação de segurança cirúrgica da Organização Mundial da Saúde (OMS). Há evidências substanciais de que quase metade das complicações ou eventos adversos derivados de procedimentos cirúrgicos são evitáveis.

Leia também: Exemplos de Indicadores para monitorar o desempenho do Centro Cirúrgico

Um estudo observacional prospectivo foi realizado com 255 pacientes submetidos a cirurgias eletivas e de emergência de 3 de outubro de 2020 a 28 de março de 2020. A taxa de completude dos domínios Sign-in, time-out e Sign-out foi avaliada em operações de grande porte. A confirmação da identidade, procedimento e consentimento dos pacientes foi concluída em todos os pacientes (100%); a segurança do equipamento de anestesia e medicamentos foram verificados para todos os pacientes.

A lista de verificação cirúrgica (Surgical Safety Checklist) preconiza quatro pilares para a assistência cirúrgica segura, a saber:

1. prevenção de infecção do sítio cirúrgico,
2. segurança na anestesia,
3. melhoria do trabalho em equipe e comunicação, e
4. mensuração da assistência por meio de indicadores de processo e resultados da assistência cirúrgica.

Esses padrões de segurança foram convertidos em itens a serem operados por meio do uso do checklist no centro cirúrgico. Desde o desenvolvimento de listas de verificação para uso cirurgias, seu uso (cumprimento de todos os três componentes) tornou-se maior do que nunca e associado a uma redução significativa nas complicações pós-operatórias e mortalidade. Os benefícios da Lista de Verificação, no entanto, dependem da capacidade de cada hospital de implementá-la de forma eficaz.

Para estabelecer processos de implementação altamente bem-sucedidos da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, todos os prestadores de serviços de saúde, incluindo gerentes hospitalares, devem liderar ativamente os processos, criar uma ampla discussão e comunicação multidisciplinar, organizar treinamentos de atualização, oferecer feedbacks construtivos contínuos e realizar auditorias clínicas. Foi demonstrado que existe uma relação direta entre os melhores resultados clínicos associados não apenas à introdução da lista de verificação, mas ao cumprimento da lista de verificação. Portanto, todos os benefícios da lista de verificação são atingíveis apenas se a conformidade e a implementação forem adequadas.

Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o preenchimento adequado da lista de verificação da OMS na sala de operações hospitalares especializadas abrangentes de Debre Berhan.

A OMS preparou uma lista de verificação global de segurança cirúrgica para diminuir o número de complicações cirúrgicas, fortalecendo o compromisso da equipe clínica em abordar questões de segurança nos ambientes cirúrgicos. A lista de verificação contém três partes: antes da indução da anestesia, antes da incisão da pele e antes de qualquer membro da equipe deixar o centro cirúrgico. O padrão-ouro foi 100% de conformidade na realização de verificações de cirurgia segura de boa qualidade antes de cada procedimento cirúrgico/operatório. A implementação de uma lista de verificação visa melhorar o resultado da assistência cirúrgica e, consequentemente, a qualidade da assistência em geral. No entanto, a sua introdução e sustentabilidade é sempre um grande desafio.

Conclusão e Recomendação

As listas de verificação têm o potencial de melhorar a segurança cirúrgica, mas sua capacidade de fazer isso depende da eficácia de sua implementação.

A implementação regular e adequada do checklist é utilizada como ferramenta para melhorar a comunicação da equipe; fortalecer o trabalho em equipe e melhorar a segurança do paciente. Além disso, para ampliar a consistência, os membros ativos da equipe devem ser motivados a utilizar a lista de verificação durante sua prática de trabalho regularmente. A criação de conscientização deve estar em vigor, especialmente para novas equipes de enfermagem/anestésica. Além disso, a realização de auditorias clínicas regulares da utilização da lista de verificação, oferecendo atualização regular e treinamento multidisciplinar para melhorar a comunicação pode aumentar as taxas de cumprimento da lista de verificação. Treinamento suplementar e atenção ao uso real da lista de verificação seriam indicados para garantir que essa valiosa ferramenta pudesse ser usada mais rotineiramente.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Mengesha Dessie Allene. Clinical audit on World Health Organization surgical safety checklist completion at Debre Berhan comprehensive specialized hospital: A prospective cohort study. International Journal of Surgery Open. Volume 24, Pages 161-165. 2020.



Deixe um comentário