Atualizado o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Hepatite C

Dois novos medicamentos e alternativas terapêuticas são incorporados ao Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Hepatite C Crônica, para auxiliar no tratamento da doença.
 
QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA
 
Os medicamentos ledispavir+sofosbuvir e elbasvir+grazoprevir foram incorporados após avaliação da CONITEC – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. Além de garantir a ação direta na eliminação do vírus, as novas terapias demonstram manter a carga viral indetectável em mais de 90% dos pacientes tratados. Para alcançar os melhores resultados no tratamento, ainda em plenária, foi atualizado o PCDT que garantirá acesso à terapia medicamentosa e o devido acompanhamento dos pacientes no SUS.
 
Leia também:  Ministério da Saúde elabora plano nacional para eliminar hepatite C
 
O Ministério da Saúde incorporou em 2015 os primeiros antivirais de ação direta para o tratamento da Hepatite C no SUS. A partir desta data até dezembro de 2017, cerca de 65 mil tratamentos foram realizados.
E em até 180 dias, conforme estabelecido no Decreto nº 7.646/2011, os medicamentos incorporados estarão disponíveis no SUS.

Hepatite C

É uma infecção viral que acomete o fígado. Por se tratar de uma doença silenciosa não apresenta sintomas, fazendo com que a infecção aguda seja menos sintomática e a evolução da doença alcance a forma crônica. Transmitida pelo compartilhamento de seringas ou objetos cortantes contaminados, transfusão sanguínea e relações sexuais desprotegidas, a Hepatite C é a maior causa de óbito entre hepatites virais no mundo.
Clique aqui para acessar as tecnologias incorporadas e disponíveis no SUS para Hepatite C.
 
Já estão abertas as inscrições para o 2º Fórum Práticas de Excelência do IBES e 2º Encontro da Geração de Excelência.

 

Confira no Canal de Excelência em Saúde!

Neste episódio Aléxia Costa comenta sobre o aumento das interações medicamentosas e o monitoramento das mesmas.

Participe do próximo XXVII Curso de Formação de Avaliadores IBES | Metodologia SBA/ONA
Inscreva-se já!

Fonte: CONITEC – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.