[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Na primeira semana de outubro, o Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) lançou a versão 2.1 do e-SUS AB. Além das atualizações no sistema, o Ministério da Saúde anunciou que os municípios brasileiros terão 60 dias para adotarem o prontuário eletrônico em todos os atendimentos ao cidadão. A medida visa acelerar a informatização nas UBS e qualificar informação para trazer maior eficiência e qualidade no atendimento aos cidadãos.
Doctor with tablet computer. Isolated over white background.
Nesta quinta-feira (13/10), foi disponibilizado um formulário para coletar as necessidades e dificuldades dos municípios para instalação de prontuário eletrônico em unidades básicas de saúde. “O DAB quer fazer um diagnóstico para auxiliar os gestores a implementar a medida. A ideia é levantar todas demandas para propormos soluções”, explica Allan Nuno, diretor do Departamento de Atenção Básica.
O formulário deve ser preenchido pelo gestor municipal ou representante da secretaria municipal de saúde e estará disponível de hoje até dia 20 de outubro de 2016. Uma das perguntas do questionário é se no município as Unidades Básicas de Saúde já são informatizadas e equipadas com computadores. A partir das respostas, o DAB poderá auxiliar na implementação do sistema.
O PEC está disponível desde 2013. O sistema dá suporte clínico, integra os serviços de saúde, permite consulta detalhada do atendimento e diagnósticos, auxilia no processo de trabalho das Equipes da Atenção Básica, além salvar todo o histórico do paciente.
Na nova versão 2.1 do eSUS AB, tanto a Coleta de Dados Simplificada (CDS), quanto no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) passaram por mudanças. A atualização traz o aplicativo e-SUS AB
Território, que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para ser utilizado no processo de trabalho dos agentes de saúde (ACS e ACE).
 
FONTE: Portal da Saúde