[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Valor, em saúde, é entendido como a busca pelos melhores resultados ao menor custo possível. Contudo, muitas pessoas confundem o termo como sinônimo de produtividade e eficiência. Então vamos esclarecer:

  • Produtividade: foca em como os investimentos no sistema de saúde (ex. Equipe, suprimentos assistenciais e equipamentos) são usados para oferecer uma quantidade determinada de produtos;
  • Eficiência: leva em consideração os custos para alcançar tais produtos/produtividade;
  • Valor: foca no resultado, diferentemente, dos conceitos acima, aos quais focam em produtividade.

 

A partir dessa diferenciação, o Institute for Healthcare Improvement (IHI) desenvolveu a ferramenta “Triple Aim” (Tripla Finalidade) a qual objetiva agregar valor às organizações de saúde, otimizando a performance com o intuito de aprimorar a experiência do paciente e reduzir gastos.

Pouco depois, o Dr. Muir Gray, médico britânico e diretor do Research and Development for Anglia and Oxford Regional Health Authority, estudou o Triple Aim no contexto do Reino Unidos e encontrou 3 formas do valor ser concebido na área de saúde:

  1. Valor Alocativo: alocar valor em diferentes grupos de maneira igualitária, aumentando o papel e participação da população no sistema de saúde;
  2. Valor Técnico: garantir que os recursos estão sendo utilizados de maneira eficiente e efetiva, diminuindo a perda e danos evitáveis;
  3. Valor Personalizado: garantir que as decisões estão sendo embasadas nos conceitos que importam para os pacientes.

 

Leia também: Os custos da qualidade na saúde: estamos dando valor a esse tema?

 

É importante considerar os três aspectos citados acima se a organização de saúde busca, de fato, o bem estar do paciente e um cuidado centrado na pessoa, uma vez que eles promovem a educação e engajamento dos enfermos.

Por esse motivo, também é importante que o paciente se sinta à vontade para tirar dúvidas e esclarecer pontos sobre o seu atendimento, podendo fazer as seguintes perguntas:

  • Quais são os benefícios?
  • Quais são os riscos?
  • Quais são as alternativas?
  • E se eu não fizer nada?

 

Caso a instituição busque agregar valor em seu cuidado, é necessário que ao invés de se atentar, apenas, se o sistema de saúde “está fazendo as coisas de maneira correta”, atente-se se o sistema “está fazendo as coisas certas”.

 

Organizações que buscam o VALOR e a excelência de seus processos possuem sistemas de gestão da qualidade efetivamente implementados. Saiba mais sobre o Curso do IBES que vai prover a expertise para a implementação de Escritórios da Qualidade em organizações de saúde e garanta a sua vaga aqui!


Confira também o episódio especial do Excelência em Saúde: Webinário – Como a Filosofia Lean pode ser aplicada?

 

Referência:

Joni Jabbal; Matthew Lewis. Approaches to better value in the NHS: Improving quality and cost. The King’s Fund. Outubro de 2018.



Deixe um comentário