Acreditação Internacional ACSA

Acreditação Internacional: quais os diferenciais da ACSA?

A ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía) é a única metodologia de Acreditação europeia no Brasil e apresenta requisitos bastante estratégicos que suprem fragilidades importantes de outras metodologias.

Um destes diferenciais é a possibilidade da Acreditação ocorrer em apenas uma unidade clínica ou ilha de excelência de um hospital, como, por exemplo, o serviço de anestesiologia, mas também se aplica a laboratórios, clínicas ambulatoriais e vários outros segmentos de saúde.

Por ser uma Acreditação Internacional já consolidada em mais de 13.500 Organizações de Saúde no Brasil e no mundo, possui um fundamento muito sólido em sua metodologia relacionado à experiência do paciente, customizado para a realidade brasileira.

Leia também: Como implantar o processo de Acreditação ACSA na sua organização

Além disso, a metodologia ACSA utiliza uma plataforma digital exclusiva utilizada em todas as etapas do processo de Acreditação, o que proporciona mais transparência, agilidade e maior interação com menos custos quando comparado aos processos tradicionais.

A ACSA atua no Brasil desde 2018 por meio de uma parceria exclusiva com o Grupo IBES sendo escolhida como a nossa metodologia de Acreditação Internacional, pois além destes, e de outros, diferenciais, possui o reconhecimento pelos seguintes órgãos internacionais:

  • ENAC (Entidad Nacional de Acreditación) dos programas de certificação de centros e unidades europeus
  • Reconhecimento EFQM (European Foundation for Quality Management) pela Excelência em Gestão, e
  • Acreditação tripla pela ISQua (International Society for Quality in Healthcare): Organização, Manual (metodologia) e Treinamento de Avaliadores.

A Acreditação é uma estratégia fundamental para a Organização de Saúde que deseja melhorar a qualidade da assistência, a experiência do paciente e seus resultados operacionais.

Para atingir estes objetivos de forma mais ágil e eficiente é necessário considerar as melhores práticas nacionais e internacionais podendo aproveitar os pontos fortes de cada metodologia.

A Acreditação Internacional ACSA também se destaca porque:

  • É a única Acreditação com 5 anos de validade no Brasil (maior validade de uma certificação no país);
  • Possui co-gestão de projetos dedicada para cada organização;
  • Sua metodologia é de fácil compreensão e tem alta previsibilidade: requisitos auto-explicativos;
  • Oferece ambiente de benchmarking com ranqueamento e exemplos de outras Organizações acreditadas;
  • Apresenta tradução e adaptação dos padrões para a cultura brasileira;
  • Fundamenta a metodologia em cuidado centrado no paciente;
  • Disponibiliza acompanhamento educacional (assessoria) presencial para o desenvolvimento dos gestores frente aos requisitos não atendidos

Ficou interessado nesta Acreditação e gostaria de solicitar uma apresentação? Fale com o nosso time de especialistas clicando aqui!

 

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: ACSA International



Deixe uma resposta