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A Saúde Baseada em Valor melhora a qualidade do atendimento ao paciente

Pacientes desejam bons resultados de saúde, não mais consultas e aumento de custos.

Um sistema baseado em valor se esforça para melhorar a saúde e o valor dos cuidados de saúde para o paciente. Os princípios que precisam ser focados incluem o seguinte:

 

Entender que o objetivo é valor para os pacientes

Isto pode parecer muito básico, mas a nossa prática atual não dá ênfase suficiente a este aspecto. Na verdade, o sucesso sempre foi definido como o aumento das receitas e dos excedentes operacionais. As seguradoras também querem ser lucrativas e os médicos querem mais pacientes para aumentar as receitas da sua prática. Também chegará um momento em que muitos poderão passar para a prática privada. Os pacientes, por outro lado, desejam bons resultados de saúde, não mais consultas e aumento de custos. Melhorar o valor para os pacientes é claramente o único objetivo válido por razões éticas.

 

Leia mais: A Experiência do Paciente como um diferencial para a Organização de Saúde

 

A prática médica deve ser organizada em torno de condições médicas e ciclos de cuidados

É aqui que a prestação de cuidados de saúde precisa de uma reformulação. Atualmente os médicos tendem a definir suas atividades pela especialidade. No entanto, para os pacientes, o que importa é a sua condição médica. Organizar os cuidados em torno de condições médicas e não de especialidades é fundamental para melhorar o valor para os pacientes.

Uma condição médica pode ser definida como uma lista de apresentações médicas inter-relacionadas que devem ser abordadas de forma integrada; portanto, muitos especialistas podem ter que vir e tratar o paciente de forma integrada, em vez de os pacientes marcarem várias consultas, em dias diferentes. Para ver cada um desses especialistas individuais.

Os atuais “silos” de cuidados teriam de ser desmembrados, uma vez que “fraturam” os cuidados aos pacientes em vários segmentos artificiais. Quanto mais segmentos um paciente tiver que passar, maiores serão as chances de ocorrência de erros (portanto, consideração à segurança do paciente). Isto será uma grande mudança para o pessoal de saúde, mas vale a pena implementar no esforço para obter cuidados de saúde contínuos.

 

 

Os resultados (tais como resultados e custos ajustados ao risco) devem ser medidos.

Isso é importante para monitorar o desempenho e traçar a direção a seguir. Para serem mais úteis, os resultados devem ser medidos ao longo de todo o ciclo de cuidados. Os médicos devem liderar o desenvolvimento e utilização destas medidas de resultados. As razões para a medição também devem ser divulgadas claramente ao pessoal, uma vez que muitos tendem a vê-las como uma ameaça.

Essa percepção certamente pode afetar o desempenho. Se for liderado por médicos, poderá ser mais fácil superar esta percepção errada e, portanto, poderá ser mais fácil para muitos apreciar o poder destes números para impulsionar a excelência. Sabe-se também que funcionários motivados gravitarão em torno de áreas que alcancem a verdadeira excelência.

Na área da segurança do paciente, por exemplo, algumas das estatísticas importantes incluem o número de erros relacionados com medicamentos, procedimentos em locais errados e quedas durante a permanência no departamento.

 

Entender que o objetivo é valor para os pacientes

Isso é muito relevante para a prática, pois o atendimento de emergência é um cuidado agudo e dependente do tempo. Assim, existe a necessidade de manter padrões elevados, ser oportunos, eficientes e, ao mesmo tempo, fornecer serviços satisfatórios, incluindo comunicações.

Pesquisas de satisfação dos pacientes realizadas nos departamentos de emergência confirmam que os pacientes desejam isso. É útil ter em conta o feedback dos pacientes e do público na avaliação dos serviços e cuidados e na introdução de reformas.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte: Lateef F. Patient expectations and the paradigm shift of care in emergency medicine. J Emerg Trauma Shock. 2011 Apr;4(2):163-7.



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