[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Quais são os objetivos e porque você deve adotar o planejamento orçamentário na sua instituição de saúde?

planejamento-orçamentario-saudeEm período de crise, as empresas estão hoje preocupadas não somente em fazer seu negócio crescer, mas principalmente, fazê-lo sobreviver. Influências externas impactam direta ou indiretamente as instituições, o que gera a necessidade de revisar o planejamento estratégico e orçamentário. Planejamento vem de “planus, do latim, que quer dizer “liso”, que deu origem a palavra “chão”. O Planejamento vem para estar com “os pés no chão”, organizando metas, propostas e as revisando de acordo com a dinâmica interna e externa à instituição.

O planejamento orçamentário é uma grande ferramenta para adotar o melhor uso dos recursos disponíveis, distribuir investimentos alinhados com os objetivos estratégicos da instituição, reduzir custos, mediar discussões de desempenho de processos, auxiliar na tomada de decisão quanto à renovação do parque tecnológico, aumento de equipe entre outros. Sem planejamento, as decisões podem ser tomadas “no grito” ou por quem possui maior poder de influência ou hierárquico, sem colocar o negócio em primeiro lugar.

 

Leitura complementar
Você já conhece o Protocolo de Identificação do Paciente?
Você sabe quais são os fatores associados a erros de medicação? – Por Alexia Costa
Indicadores de desempenho, epidemia ou miopia na gestão? – Por Christian Hart

 

A ferramenta é uma das grandes aliadas de CFO’s, diretores financeiros e de diretores novos negócios. É possível comparar o que foi planejado e o que efetivamente foi executado no sentido de realizar os ajustes necessários para que o orçamento cumpra os objetivos estratégicos da organização. Mas, e nas pequenas e médias instituições como clínicas e consultórios? Ela consegue cumprir o mesmo papel? É factível para as instituições menores? Sim. Estas a utilizarão num modelo menos complexo, mas a lógica de utilização e benefícios são os mesmos.

No manual de Certificação de Serviços para Saúde da ONA – Organização Nacional de Acreditação, o planejamento orçamentário já é um requisito para atendimento para serviços de esterilização, lavanderias hospitalares, de manipulação de dietas enterais e parenterais, bem como de manipulação de drogas antineoplásicas.

O IBES realiza workshops educativos in company de Planejamento Orçamentário. Para maiores informações envie um e-mail para atendimento@ibes.med.br

 

As mais lidas
Quais os benefícios da Acreditação?
Por que a avaliação educativa em instituições de saúde é mais eficiente?
IBES amplia Portfólio de Cursos in Company para instituições de saúde

 

Foto Vivian GiudiceVivian Giudice

Bióloga pela Universidade São Judas Tadeu, Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela FGV, Pós-Graduação em Microbiologia pelas  Faculdades Oswaldo Cruz. Foi Coordenadora da Qualidade na Irmandade da Santa Casa de São Paulo. É Avaliadora de Sistemas de Saúde, por meio da      metodologia ONA. Atuou no processo de revisão do Manual do Sistema Brasileiro     de Acreditação – ONA, versão 2014. Atualmente é palestrante e  Diretora de Planejamento e Controle do IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde.