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A importância de desenvolver uma cultura positiva no local de trabalho

62% dos funcionários percebiam que a produtividade era melhorada por gestores que estavam “focados nos resultados”

A cultura de um local de trabalho é definida pelas suas tradições, interações, atitudes, valores e comportamentos. A saúde e o bem-estar de um funcionário estão frequentemente ligados à força da cultura do seu local de trabalho e à sua capacidade de comunicar com colegas de diferentes níveis.

Com a popularização do trabalho online durante a pandemia de Covid-19, muitas organizações alteraram os seus padrões de trabalho – o que, por sua vez, afetou a cultura e a comunicação.

O trabalho online oferece vários benefícios. Oportunidades para maior flexibilidade em termos de horário de trabalho e ambiente, melhoria da acessibilidade e redução do tempo de deslocamento podem ser benéficas para os funcionários – incluindo facilitar a sua participação em atividades extracurriculares e, assim, apoiar um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. No entanto, como observaram alguns participantes na mesa redonda, estes benefícios são contrabalançados pela separação criada pelos ambientes de trabalho online. Sem acesso ao espaço físico partilhado, existe o perigo de redução do controle dos funcionários sobre a qualidade e o estilo de comunicação no local de trabalho. Em algumas empresas, isto reduziu o apoio e a familiaridade – levando os funcionários a insatisfação, dificuldade de recrutamento e baixas taxas de retenção de pessoal. Para os próprios colaboradores, estes ambientes também podem contribuir para o aumento da solidão e do isolamento.

 

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Vários colaboradores sugeriram que, embora os ambientes de trabalho híbridos ou online fossem benéficos para diversas empresas, havia, no entanto, a necessidade de estes ambientes oferecerem oportunidades para seus funcionários interagirem cara a cara. Como sugeriu um colaborador, “quanto mais tecnologia utilizarmos, maior será o valor do contato humano”.

As empresas podem apoiar uma saúde melhor através do desenvolvimento de programas de saúde e bem-estar dos funcionários que visam reduzir a exposição dos funcionários a fatores de risco. É, portanto, necessário que as empresas proporcionem aos seus colaboradores oportunidades de estabelecer relações positivas – tanto online como pessoalmente. Isto deve incluir reuniões sociais e eventos extracurriculares, bem como o incentivo à comunicação aberta no local de trabalho. Como observou um colaborador, “é verdade que os pubs não são particularmente saudáveis para a saúde física, mas são saudáveis para os relacionamentos”.

 

 

A comunicação positiva dos funcionários pode ser promovida através do apoio a uma maior abertura no local de trabalho – por exemplo, fazendo com que membros seniores da equipe iniciem sessões de saúde e bem-estar dos funcionários e falem prontamente sobre seus próprios problemas mentais ou físicos.

Pode haver uma correlação entre o nível de envolvimento dos funcionários seniores com as ofertas de saúde e bem-estar de uma organização e o impacto global. Isto é particularmente verdadeiro para cargos júnior, para os quais muitas empresas privadas enfrentam atualmente dificuldades em recrutar, uma vez que a relação de um funcionário com o seu gestor direto é extremamente importante.

Existe, por exemplo, uma forte correlação entre a satisfação relatada por um funcionário com o seu superior hierárquico e o número de faltas ao trabalho relacionadas com a saúde e, como sugere o estudo Whitehall de Michael Marmot, as culturas positivas no local de trabalho são frequentemente aquelas em que os indivíduos em níveis ocupacionais mais baixos relatam sentir-se capacitados para inovar por parte dos seus gestores diretos. Um sentimento de controle no trabalho entre os funcionários, que é importante para o bem-estar e a produtividade, pode ser promovido através da manutenção de relações positivas com os seus gestores diretos.

Um relatório de 2021 da Capita e YouGov descobriu que 62% dos funcionários percebiam que a produtividade era melhorada por gestores que estavam “focados nos resultados”, enquanto apenas 29% viam os gestores que estavam “focados na conclusão de atividades” como benéficos. Também relatou que outros métodos de manter o controle, incluindo a capacidade de influenciar os locais e padrões de trabalho, foram todos considerados como aumentando a produtividade.

O desenvolvimento de uma comunicação positiva e de uma cultura saudável no local de trabalho também pode ser apoiado pelas instituições de rituais no local de trabalho. Os rituais no local de trabalho podem ser hábitos ou comportamentos partilhados que ligam os colaboradores e definem a cultura de uma organização, como tocar uma campainha quando algo foi alcançado, celebrar aniversários de colaboradores ou agendar eventos de equipe semanais ou mensais.

De acordo com uma pesquisa do professor da Harvard Business School, Michael Norton, os rituais regulares no local de trabalho levaram a um aumento de 16% na forma como os funcionários relataram que seu trabalho era significativo e melhor em geral. Os rituais, portanto, podem ser particularmente importantes para os funcionários da geração Y e da geração Z. que tendem a considerar o trabalho “significativo” como particularmente importante. As empresas, por sua vez, beneficiam do fato de os funcionários considerarem o seu trabalho como mais “significativo”, uma vez que a investigação indica que isto está correlacionado com o aumento da felicidade, motivação e produtividade.

Fonte da imagem: Envato

Fonte: NHS



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