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O sucesso do atendimento depende da satisfação/confiança do paciente no profissional, bem como uma experiência positiva.  Contudo, poucos estudos valorizam a participação do enfermo e apenas incluem dados clínicos para medir a eficiência de um hospital.

Por essa razão, uma pesquisa australiana resolveu investigar a perspectiva do paciente sobre a internação, entrevistando 20.000 pessoas hospitalizadas durante 6 meses. E foi assim que os pacientes se colocaram diante do sistema de saúde:

  • 40% gostariam de ter maior envolvimento nas decisões sobre o seu cuidado.
  • 18% receberam informações conflituosas de diferentes colaboradores.
  • 14% sentiram que os profissionais falavam na frente deles, como se não estivessem lá.

Os dados evidenciam a necessidade de mostrar ao paciente que ele importa, moldando o conhecimento técnico dos profissionais às necessidades e vontades dos pacientes.

Saiba se está contribuindo para o Cuidado Centrado no Paciente lendo: 7 perguntas que você precisa fazer para saber se sua instituição promove o Cuidado Centrado no Paciente

Para uma instituição verificar os pontos a serem melhorados, é importante que avalie a combinação entre experiência e satisfação, de acordo com os seguintes aspectos:

  • Como os pacientes enxergam o tratamento?
  • Qual o entendimento do paciente sobre seu caso e as opções de tratamento?
  • Como é a comunicação com os profissionais de saúde?
  • Como o paciente enxerga o ambiente de saúde?
  • Como ele se sentiu diante do atendimento?

No estudo citado acima, os pontos mais problemáticos apontados foram:

 

  • Apoio emocional
  • Respeito às preferências do paciente
  • Envolvimento do paciente na decisão

 

Diante deste levantamento, destaca-se a vontade dos pacientes em aumentarem sua participação nas escolhas sobre o seu quadro. É fundamental a criação de um cuidado compartilhado, que inclua a opinião de pacientes e familiares somadas ao conhecimento científico da equipe.

Desta maneira, a saúde caminha para um Cuidado Centrado no Paciente, que valoriza tanto as peculiaridades de cada indivíduo como a técnica dos profissionais da área, entendendo que a combinação entre os dois itens traz resultados satisfatórios para ambas as partes.

Conheça ainda mais sobre Cuidado Centrado no Paciente na Austrália, participando da palestra da Aléxia Costa no II Fórum Práticas de Excelência para a  Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!

Vagas limitadas: www.foruminternacionalibes.com.br

 

Assista também ao vídeo do nosso canal. Neste episódio Aléxia Costa comenta um estudo sobre a avaliação da experiência dos pacientes.

 

Inscreva-se também no nosso curso presencial sobre Mapeamento e Gerenciamento de Processos e saiba como avaliar a experiência do paciente!

Referência:

Reema Harrison, et al. Hospitalization from the patient perspective: a data linkage study of adults in AustraliaInternational Journal for Quality in Health Care, Volume 30, Issue 5, 1 June 2018, Pages 358–365.



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