[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A experiência do paciente é um fator determinante para obter melhores resultados. O modo como se manifesta o contato com os agentes de saúde pode causar uma boa ou má impressão no paciente.

Os bons resultados são consequência de um atendimento humanizado e acolhedor, que transmite confiança para o paciente se abrir e poder transmitir todos os seus desejos e necessidades.

Dessa forma, um estudo publicado pelo Patient Experience Journal em 2018 destacou o que é mais importante para os pacientes durante sua experiência clínica:

  • Incluir qualidade, segurança e resultados no serviço.
  • Apresentar três ideias centrais no cuidado: pessoalidade, bom tratamento, otimização do tempo e custo.
  • Conter itens pessoais (atendimento personalizado), sendo a principal demanda dos pacientes: que sejam escutados, seguido por comunicação clara e tratamento respeitoso e digno.
  • Compartilhar práticas de saúde: sendo positivas ou negativas, as experiências são repassadas entre os pacientes criando uma visão boa ou ruim sobre a instituição.

 

Leia mais em: O que a confiança da equipe tem a ver com a experiência do paciente?

 

O principal ponto mencionado na pesquisa pelos pacientes pode se resumir na prática do Cuidado Centrado no Paciente, um movimento internacional que coloca o paciente como um agente ativo para decidir sobre o procedimento a ser realizado no seu caso.

O paciente quer atuar, quer fazer parte do sistema de saúde, quer estar bem informado e ser bem atendido. Para que a experiência do paciente na instituição seja positivamente disseminada entre eles, é preciso colaboração de todos os profissionais envolvidos no cuidado.

 

Preparado para conhecer mais sobre Cuidado Centrado no Paciente?    Participe do II Fórum Práticas de Excelência para a Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!

Vagas limitadas: www.foruminternacionalibes.com.br


Veja também este vídeo em que Aléxia Costa comenta um estudo sobre a avaliação da experiência dos pacientes.

 

Fique por dentro das novidades da área da sáude e participe do VI Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS Versão 2018!

 

Referência:

Jason A. Wolf. The consumer has spoken: Patient experience is now healthcare’s core differentiator. 2018.



Deixe um comentário